sexta-feira, 31 de maio de 2019

Acadêmicos elaboram projeto que alerta sobre o mau uso das matrizes energéticas nas edificações




Diante da necessidade cada vez maior do uso consciente de eletricidade e a diminuição sustentável do consumo de energia, os acadêmicos do Núcleo de Engenharias da faculdade Facimp Wyden desenvolvem um projeto de pesquisa que tem como objetivo aplicar os conceitos de eficiência energética em edificações para reduzir os desperdícios.
O projeto é liderado pelo professor Domingos Robson e envolve os estudantes dos cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia Civil e Engenharia Química que estão na etapa inicial com as avaliações nas edificações, passando pela parte de quantificar os índices energéticos da refrigeração, iluminação e envoltórias de cada prédio pré-determinado.
Com o término de cada avaliação, serão atribuídas as notas para cada edificação, e se identificado o mau uso da energia, será traçada a necessidade da utilização de novas matrizes energéticas que estabeleçam ao mesmo tempo um consumo consciente e funcional.
A avaliação é baseada nos métodos e conceitos do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), que prega resultados positivos como a redução do custo e do desperdício da energia, aumento da eficiência elétrica nos prédios, melhor aproveitamento da luz e ventilação, correção de falhas e a redução de impactos ambientais.
“Oferecemos a prestação de um serviço de consultoria e das perdas energéticas e econômicas, além de inserirmos os alunos na atividade de um
profissional da Engenharia”, comenta o professor e coordenador da pesquisa, Domingos Robson, sobre os benefícios junto aos alunos da faculdade e a comunidade em geral

Nenhum comentário:

Postar um comentário