quarta-feira, 22 de maio de 2019

CAMPANHA 18 DE MAIO


MPMA realiza atividades no interior do estado
O Ministério Público do Maranhão promoveu desde a quarta-feira, 15, uma série de atividades em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Criança e Adolescentes, comemorado em 18 de maio. As atividades aconteceram nos municípios de Estreito, Mirinzal e Pinheiro.
Em Estreito, as atividades foram coordenadas pela promotora de justiça Rita de Cássia Pereira Souza, titular da 2ª Promotoria de Justiça de Estreito, e incluíram palestras, passeio ciclístico e sessão na Câmara de Vereadores do município.
Em 15 de maio foram realizadas palestras nos assentamentos Bom Jesus e Altamira, ambos na zona rural de Estreito. Na sexta-feira, 17, aconteceu um passeio ciclístico pelas ruas do município. Na segunda-feira, 20, houve uma sessão na Câmara de Vereadores em alusão ao dia 18 de Maio. Também serão realizadas, na quarta-feira, 22, palestras nos assentamentos Sol Nascente e Extrema.
Durante as palestras, Rita de Cássia também orientou as crianças. “Não conversar e não aceitar nada de estranhos são orientações simples, mas que salvam vidas. Conversem com os pais, com os professores. Qualquer situação suspeita, peçam ajuda, denunciem”, enfatizou.
A promotora de justiça também destacou as estatísticas sobre a violência sexual contra crianças e adolescentes. “Os índices são alarmantes. Apenas no primeiro semestre de 2018, o Disque 100 registrou 8,5 mil casos de violência sexual contra crianças e adolescentes em todo o país”, destacou Rita de Cássia. 
PINHEIRO E MIRINZAL
Em Mirinzal, aconteceu uma caminhada na quarta-feira, 15. Em Pinheiro, o evento aconteceu na sexta-feira, 17.
Todos os eventos contaram com a participação de pais, alunos, além do Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CDMCA), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), psicólogos, assistentes sociais e professores.
Para o promotor de justiça Frederico Bianchini Joviano dos Santos, que atua nas Promotorias de Justiça de Pinheiro e Mirinzal, crianças e adolescentes devem ser acompanhados. “Os pais precisam estar atentos à rotina e comportamento dos filhos. A maioria dos abusos são cometidos por pessoas das próprias famílias ou por conhecidos. Por isso, acompanhar de perto o dia a dia das crianças e adolescentes é tão importante”, afirmou.
Redação: CCOM-MPMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário