terça-feira, 7 de maio de 2019

Defesa Civil alerta sobre áreas de banho do rio Tocantins


Nível das águas encontra-se a 0,96 centímetros abaixo de zero

 por Amanda Machado

O nível do rio Tocantins voltou a baixar para 0,96 centímetros abaixo de zero, nesta segunda-feira, 6, segundo o monitoramento da Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil. De acordo com o órgão, a vazão registrada foi de 1.090,05 metros cúbicos por segundo.
Apesar da baixa no nível das águas, as encostas do rio são comumente frequentadas por banhistas, que desafiam aos cuidados e os perigos nas áreas inapropriadas para banho. O superintendente da Defesa Civil, Josiano Galvão, alerta para os riscos de afogamentos nesta época do ano. “A prática é perigosa e não é recomendável, vez que o período de veraneio só inicia no mês de julho. Procuramos orientar e alertar a população sobre os riscos de afogamento e morte”,  destaca.
O superintendente ressalta ainda para os perigos como áreas de sucção que podem prender os banhistas, profundidades, buracos, água turva e forte correnteza. “Esses são apenas alguns dos fatores que torna o banho completamente arriscado aos banhistas, porém, há aqueles relutam em aceitar o aviso e se arriscam nas encostas do rio”, enfatiza.
Segundo o monitoramento da Defesa Civil, as previsões do de defluências para as próximas horas são: 2.622,80 m³ para 24h, 2.646,59 m³ para 48h e 2.654,74 m³ para 72h.


Imagens:

Nenhum comentário:

Postar um comentário