quinta-feira, 23 de maio de 2019

Nível do rio Tocantins em Imperatriz começa a baixar gradativamente


Medição marcou 0.05 cm acima de zero, nesta quinta-feira, 23

por Francisco Lima

O monitoramento da Superintendência municipal de Proteção e Defesa Civil, desta quinta-feira, 23, registrou uma leve baixa no nível das águas do rio Tocantins de 0.05 centímetros acima do marco zero. Com vazão de 1.365,04 metros cúbicos por segundo, a previsão é que a situação se estabilize e o rio continue a baixar gradativamente.
Com o baixo nível das águas, alguns pontos já estão visíveis na encosta do rio, porém a Defesa Civil alerta a população que o momento ainda é inseguro para banho, e que a prática é perigosa e não recomendável. “A baixa já é esperada nesta época do ano, e a tendência é que o nível das águas continue baixando ainda mais nos próximos meses, sobretudo com o cessar das chuvas. Porém, vale ressaltar que o período de veraneio ainda não começou, e os riscos de acidentes e afogamentos são grandes, vez que, as praias que surgem às margens do rio, não foram liberadas pelos órgão competentes,”, afirma o superintendente da Defesa Civil, Josiano Galvão.
De acordo com o monitoramento da Defesa Civil, às previsões de vazão do rio Tocantins para as próximas horas são de: 2.097,48 m³/s para 24h; 2.102,57 m³/s para 48h; e 2.018,88 m³/s para 72h. Defesa Civil acompanha a elevação das águas do rio Tocantins diariamente, duas vezes ao dia, mediante informações do boletim de vazões da Usina Hidrelétrica de Estreito com até três dias de antecedência. Dados também são coletados pela régua telemétrica instalado no residencial Mirante do Rio, às margens do rio Tocantins.

Imagens:

Nenhum comentário:

Postar um comentário