terça-feira, 18 de junho de 2019

Centenário de Nelson Gonçalves é comemorado em Sessão Solene organizada por Hildo Rocha



O centenário de nascimento de Nelson Gonçalves, cantor, músico e compositor brasileiro de invejável talento foi celebrado em Sessão Solene realizada pela Câmara dos Deputados, nesta segunda-feira. Autor do requerimento que deu origem à homenagem, o deputado Hildo Rocha disse que Nelson Gonçalves produziu músicas que ficaram marcadas na historiografia musical do Brasil e foi um ser humano respeitável porque teve a capacidade de superar todas as grandes dificuldades que enfrentou durante a sua vida.

“A voz firme e o timbre inconfundível cativaram milhões de fãs e renderam-lhe o título de Rei do Rádio. Durante sua longa carreira Nelson Gonçalves gravou mais de duas mil canções, 183 discos, 128 álbuns e ganhou 38 discos de ouro e mais 28 discos de platina.” destacou o parlamentar.

Rocha enfatizou que Nelson Gonçalves foi o segundo maior em vendas de discos na história do Brasil com mais de 81 milhões de cópias vendidas. Essa marca só foi superada por Roberto Carlos. “Como se essas conquistas não fossem suficientemente impressionantes o Boêmio foi agraciado também com o exclusivíssimo Prêmio Nipper da gravadora RCA. Essa honraria é destinada apenas àqueles artistas que mais tempo permaneceram com a gravadora. Além de Nelson Gonçalves, apenas Elvis Presley foi digno de tamanho reconhecimento”, declarou o deputado.

Dificuldades
Hildo Rocha lembrou que a vida do Rei do Rádio não foi feita de luzes, dinheiro e fama. “Nelson Gonçalves precisou superar grandes dificuldades para alcançar o estrelato. O primeiro foi a gagueira. Além dessa barreira quase intransponível, ele foi reprovado em diversos programas de calouros, inclusive duas vezes no programa de Aurélio Campos, em São Paulo”, disse o deputado.

Persistência e vitória
Nelson Gonçalves mudou-se para o Rio de Janeiro a fim de novamente se aventurar nos concursos de calouros, sendo desclassificado na maioria deles. Diante de tantos fracassos o músico Ary Barroso aconselhou o cantor a desistir.

“Se tivesse acatado a recomendação e aceitado os muitos ‘nãos’ que a vida lhe disse, o mundo não teria sido engrandecido e transformado pela arte e pela voz desse grande expoente da nossa música e nós não estaríamos aqui hoje celebrando sua vida e sua obra”, declarou o deputado.

De acordo com Hildo Rocha, o exemplo de superação e de luta de Nelson Gonçalves serve de inspiração para todos os brasileiros que hoje também almejam realizar seus sonhos, vencendo as adversidades.

“Nelson Gonçalves é um exemplo de superação e de obstinação. Superou a gagueira, superou a dependência química. Enfim, superou todas as adversidades que se apresentaram e produziu músicas. Por essas razões a homenagem se fez tão oportuna”, disse Hildo Rocha.

“É tão fantástico uma coisa dessa que a ficha ainda não caiu que eu estou aqui recebendo essa homenagem. Muito obrigada, mais uma vez, deputado Hildo Rocha, por essa homenagem, por essa lembrança de Nelson Gonçalves. Sem palavras porque a emoção toma conta”, declarou Liliam Gonçalves, filha do homenageado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário