segunda-feira, 10 de junho de 2019

“TRÊS ROCHAS” DO MARANHÃO ENTRE “OS CABEÇAS DO CONGRESSO NACIONAL”


Roberto Rocha entre  os cem  mais influentes parlamentares do Congresso 


Os senadores Roberto Rocha, Werveton Rocha e  o deputado Federal Hildo Rocha  estão entre  os “ 100 cabeças do Congresso Nacional”  nesse início de legislatura.


Até onde se sabe os três não têm nenhum tipo de parentesco,  em comum mesmo só o fato de representarem o Estado do Maranhão no Congresso Nacional. Dois estão  no  Senado da República,  Roberto Rocha (PSDB) e Wverton Rocha (PDT) e um  na Câmara dos Deputados, o já veterano Hildo Rocha (MDB). Também do Maranhão, como  “cabeça emergente”  aparece o deputado federal de primeiro mandato, Pedro Lucas (PTB).

Os parlamentares  maranhenses integram a lista dos cem parlamentares mais influentes do Congresso Nacional divulgada no último final de semana pelo   DIAP, o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar, e publicada pelos principais veículos de comunicação do País, entre eles o Correio Braziliense.
Senador Weverton Rocha, na lista dos cem 

O DIAP foi fundado em 1983 para atuar nos Poderes da República, em especial no Congresso Nacional. A instituição é formada por 99 entidades sindicais de trabalhadores, confederações, federações, sindicatos e associações distribuídas em todos os estados do País.

O objetivo  desse levantamento,  que ocorre desde 1986,conforme o próprio DIAP, é oferecer aos movimentos sociais uma radiografia dos principais interlocutores partidários, profissionais, ideológicos ou de grupos, no Congresso.
O veterano Deputado Federal  Hildo Rocha, destaque maranhense no Congresso
A publicação traz um breve perfil e resumo das principais habilidades dos parlamentares, que são classificadas em cinco categorias:

1) debatedores; 2) articuladores/organizadores; 3) formuladores; 4) negociadores; e 5) formadores de opinião.
Para chegar à lista dos  “ 100 cabeças do Congresso” o DIAP adota critérios qualitativos e quantitativos,   que incluem aspectos institucionais, de reputação e de decisão, a partir de postos ocupados, capacidade de negociação e liderança.
Deputado Pedro Lucas, na lista dos emergentes 
Com base nesses quesitos, a equipe do departamento faz entrevistas com parlamentares, assessores legislativos, cientistas e analistas políticos e jornalistas, além de levantamentos relacionados a projetos apresentados e a discursos proferidos. São considerados também resultados de votações, relatorias, intervenções nos debates, frequência de citações na imprensa, análise dos perfis e grupos de atuação
A  classificação adotada tem por finalidade evidenciar as habilidades dos parlamentares que influenciam, decidem e sustentam as decisões do Poder Legislativo, nesses quesitos, nesses primeiros meses da atual legislatura Roberto Rocha, Weverton Rocha ( senadores) Hildo Rocha  e Pedro Lucas, são os destaques do Maranhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário