quarta-feira, 24 de julho de 2019

Campanha Julho Amarelo oferece teste rápido e orientações sobre hepatites virais

SAÚDE

As ações serão intensificadas nos dias 29, 30, 31 de julho e 1º de agosto

por João Rodrigues

Prevenção contra as hepatites virais é o foco da Campanha Julho Amarelo. Em Imperatriz, a Secretaria Municipal de Saúde, Semus, por meio do Programa Municipal de Hepatites Virais, intensificará as ações voltadas para o controle e tratamento da doença nos dias 29, 30, 31 de julho e 1º de agosto. Durante horário comercial serão disponibilizados nas Unidades Básicas de Saúde, UBSs, e a sede do programa no Complexo de Saúde do Parque Anhanguera, testes rápidos de hepatites B e C. 
A coordenadora do programa, Lusivânia Sousa Ubirajara, explica que o objetivo da campanha anual realizada em julho é conscientizar as pessoas sobre os riscos, alertá-las sobre as formas de prevenção e estimular a se vacinarem contra as hepatites A e B e buscarem o diagnóstico precoce. “A hepatite é uma doença silenciosa, mas que ele pode ser prevenida e uma das formas mais seguras de diagnosticar é através do teste rápido ou sorologia para hepatites B ou C”, reforçou.
A programação para o dia 29, será palestra no Projeto Renascer Feminino, no bairro Vila Machado. O dia 28 de julho foi a data escolhida pela Organização Mundial de Saúde, OMS, para o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais.
No dia 30, as equipes vão realizar ação no Centro de Referência em Assistência Social, Cras Santa Lúcia, que fica na Rua 10, quadra 25, S/N no Recanto Universitário. No dia 31, a visita será a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Imperatriz, Ascamari, e no encerramento dia 1º de agosto, será a vez da Comunidade da Comunidade Cafeteira, que fica na rua Duque de Caxias, nº 125, bairro Vila Cafeteira.
As primeiras atividades da campanha Julho Amarelo foram no estande da Prefeitura durante a 51ª Exposição Agropecuária de Imperatriz, Expoimp, com a divulgação de panfletos informativos, preservativos e a prestação de orientações à população sobre a prevenção.
Após a campanha, as pessoas poderão fazer testes rápidos de Hepatites B e C no Complexo de Saúde do Parque Anhanguera e nas Unidades Básicas de Saúde Camaçari, Vila Nova, Nova Imperatriz, Milton Lopes, Santa Rita e do Povoado Coquelândia. É necessário apresentação do Cartão do SUS. Caso o resultado do exame seja positivo, uma equipe multidisciplinar vai acompanhar o paciente no tratamento.
O que são hepatites virais
Definida pelos médicos como uma inflamação do fígado, a Hepatite é provocada, na maioria da vezes, por cinco vírus principais que são A, B, C, D e E. Os mais perigosos são os vírus B e C, porque podem desencadear cirrose e até câncer de fígado.
Qualquer pessoa, em qualquer faixa etária, está sujeita a ser acometida pela doença. O vírus tipo A tem como meio de transmissão os alimentos contaminados e geralmente não deixa sequelas.
Já o vírus tipo B, C ou D têm como meio de transmissão os contatos com fluídos corporais como é o caso do uso de drogas injetáveis, transfusão de sangue e relação sexual sem preservativos (camisinhas).
Os especialistas alertam que um das maiores preocupações em relação as hepatites é que elas são doenças silenciosas, que nem sempre apresentam sintomas, mas quando aparecem são cansaço, febre, mal estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura ou fezes claras.

Imagens:

Nenhum comentário:

Postar um comentário