quinta-feira, 4 de julho de 2019

Cemar alerta para segurança e economia durante período de férias



Julho chegou, e com ele as férias, um tempo muito bom para descansar e ficar junto da família. Mas com todo mundo em casa, o uso da energia elétrica aumenta e pode refletir na conta de luz. Por isso, a Companhia Energética do Maranhão dá dicas para quem quer economizar e curtir as férias de forma consciente.
  • Com mais pessoas em casa, aumenta a quantidade de banhos e o uso do chuveiro elétrico, equipamento que mais consome energia, devido à sua alta potência. A dica é:  reduzir o tempo de banho e colocar o seletor de temperatura na posição ‘verão’, o que reduz a potência do chuveiro e proporciona uma redução no consumo ao final do mês.
  • Você sabia que a geladeira se torna um dos equipamentos que mais consomem energia elétrica por conta do “abre e fecha” ao longo do dia? Então para acabar com esse vilão da economia, é bem fácil, basta deixar garrafa com água e gelo fora da geladeira. Assim, você evita abrir a geladeira toda hora para beber água, economiza energia e ainda conserva a borracha de vedação da sua geladeira por mais tempo!
  • Durante as férias, as crianças e adolescentes acabam ficando mais tempo nos jogos de vídeo games, computadores e celulares não é mesmo? Evite deixá-los ligados quando ninguém estiver usando. É importante retirar o equipamento da tomada quando não estiver sendo utilizado. E jamais manuseie qualquer equipamento elétrico com o corpo molhado e os pés descalços.
  • Mas, se você vai levar as crianças para brincar ao ar-livre, oriente-as a soltar pipa em parques ou campos abertos. Uma pipa enroscada na fiação da rede elétrica não deve ser puxada, pois os fios podem se tocar e provocar um curto­-circuito. Além de proibido, o uso de cerol na linha da pipa pode danificar cabos da rede elétrica e provocar acidentes graves com ciclistas e motociclistas
  • Fique atento! As crianças costumam dormir em frente aos computadores e TV’s. Estabeleça horários e evite desperdícios.
  • Aproveite a luz natural e evite deixar lâmpadas acesas durante o dia, principalmente da área externa da casa. À noite, desligue as lâmpadas dos ambientes que você não estiver utilizando.
  • Para quem tem ar condicionado, a dica é colocar a temperatura na opção 23 graus. Dessa forma o compressor irá consumir menos energia e o conforto será mantido. Outra dica é fazer o uso do aparelho intercalado com o ventilador em dias menos quentes, pois ventiladores consomem bem menos energia.
Percebeu como é fácil economizar energia elétrica nas férias? Pequenas atitudes fazem toda à diferença!
Para mais informações siga a Cemar nas redes sociais, Facebook e Twitter: Cemar Equatorial Energia e Instagram: @Cemar.Equatorial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário