quarta-feira, 31 de julho de 2019

Prefeitura volta a ofertar exames de ressonância magnética no Centro de Diagnóstico por Imagem de Imperatriz

SAUDE

Os exames de ressonância magnética passarão a ser ofertados a partir desta quarta-feira,31.

por João Rodrigues

O Centro de Diagnóstico por Imagem de Imperatriz, CDII, retoma a partir desta quarta-feira,31, a realização dos exames de ressonância magnética para os usuários do Sistema Único de Saúde, SUS.
A oferta de exames de ressonância no CDII se torna possível devido ao grande esforço da gestão municipal Assis Ramos que mandou  consertar a máquina de ressonância que precisou de um kit de amplificador RF, por sinal comprado nos Estados Unidos.
“Um grande esforço do prefeito Assis Ramos e de nós para que essa peça fosse importada dos Estados Unidos, não se encontra em todo lugar, é difícil de encontrar e além disso fizemos outras melhorias no Centro para melhor atender nossos pacientes”, disse o secretário de Saúde Alair Firmiano.
No período em que a peça era aguardada, o secretário providenciou medidas pontuais como a revisão no sistema de ar condicionado, troca do gás hélio e parte elétrica do prédio.
Durante dois dias, um técnico da multinacional Philips esteve no Centro de Imagem para fazer o trabalho relativo a instalação da peça, preparação da central de computadores que comanda a máquina de ressonância, além de fazer os testes iniciais.
“Testamos tudo aqui, inclusive a impressão do exame que ficou muito boa”, disse o titular da Semus com um exame de ressonância nas mãos.
Localizado na rua Bahia, no Centro de Especialidades Três Poderes, o Centro de Imagem é composto por servidores e duas coordenações, uma administrativa e outra técnica. A área administrativa é de responsabilidade de Tassiana Brandão, enquanto que a médica radiologista Ticiane Vasconcelos é a responsável técnica.
O secretário de saúde adiantou nessa terça-feira,30, durante visita para acompanhamento dos ajustes finais da máquina, que vai determinar que dois radiologistas concursados reforcem o atendimento à população no Centro de Imagem.
O exame de ultrassonografia continua sendo ofertado normalmente no Centro de Imagem com rapidez. Grávida, Thays Sousa Santos, marcou o exame na segunda numa UBS e já na terça-feira procurou o Centro para fazer seu exame de ultrassonografia. “Gostei, foi rápido”, disse.
Atendimento em regime especial
A coordenadora administrativa fez questão de ressaltar que apesar de a máquina de ressonância do Centro de Imagem ter ficado parada devido a falta da peça, o Município não parou de fazer exames de ressonâncias por meio de uma prestadora de serviços. No entanto, ela reconheceu que a demanda por exames é alta e em razão disso os atendimentos serão feitos nos períodos da manhã e tarde, mas se necessário, também, se estenderão a noite. Segundo ela, será a médica Ticiane Vasconcelos quem vai fazer a agenda.
O secretário Alair Firmiano garantiu que o atendimento será retomado nesta quarta-feira com a realização de exames de pacientes do Hospital Municipal de Imperatriz.
Como marcar exame de ressonância magnética
Para ter acesso ao exame de ressonância magnética o cidadão precisa  consultar com o médico-especialista via SUS, que é o único profissional que pode requisitar o exame de ressonância magnética.
De posse dessa solicitação, o paciente vai até a Auditoria do SUS, que funciona no Centro de Especialidades Três Poderes e é composta por sete auditores (médicos, enfermeiros e farmacêuticos), munido de cartão SUS e comprovante de residência.
A Auditoria vai autorizar, fazer o registro do pedido no sistema e emitir guia ao pacientes com o exame marcado, com dia e hora no Centro de Imagem.

Imagens:

Nenhum comentário:

Postar um comentário