sexta-feira, 19 de julho de 2019

UPA São José completa três anos de funcionamento nesta sexta-feira, 19

SAÚDE

A UPA São Jose atendeu mais de 20 mil pacientes entre janeiro a abril deste ano

por João Rodrigues

Com atendimento médico 24 horas para adultos e crianças, Sala de Raio X e laboratório, entre outros serviços, a Unidade de Pronto Atendimento, UPA São José, chega nesta sexta-feira, 19, a três anos de funcionamento com uma referência em saúde pública no Município. Dos avanços implementados pela gestão Assis Ramos, a unidade passou a realizar de 120 para 300 atendimentos diários.
Conforme relatório de procedimentos realizados no primeiro quadrimestre de 2019, com classificação de risco, os atendimentos chegaram a 20.974. Só os casos urgência com atenção especializada foram 12.201. O documento revela, ainda, que os atendimentos em clínica médica e pediatria somam juntos mais de 28 mil de janeiro a abril.
O diretor-geral da UPA São José, Gregório Soares lembra que ao ser inaugurada pela gestão anterior, a unidade vinha fazendo atendimento de forma precária à espera de uma ajuda do Estado que nunca chegou. A partir de 2017 com os investimentos da atual gestão foi possível a instalar a Sala de Raio X e laboratório, além da reforma interna e do telhado, como também, melhorias no estacionamento. “Está muito mais do que provado que a UPA São José está preparada, porque em certos eventos como este que aconteceu no Socorrinho, de imediato nós estávamos prontos para receber todas as crianças’’ , ressaltou.
O secretário de saúde, Alair Firmiano destacou que juntamente com o prefeito Assis Ramos em buscou recursos em Brasília e qualificou a UPA."Quando a gente assumiu a UPA São José não era habilitada no Ministério da Saúde, funcionava com capacidade reduzida, porque não existia raio X, equipamentos novos, laboratório e a qualificação, com instalação foi permitido o aporte financeiro do Ministério da Saúde no valor de cento e trinta mil reais", disse. 

Secretário acrescentou que o próximo passo da gestão será qualificar a UPA para que o Município possa receber mais R$ 70 mil reais, o que totalizaria R$ 200 mil. "Com esse investimento vamos conseguir m
elhorar o atendimento, os equipamentos e garantir a presença de mais médicos, o que consequentemente vai nos permitir fazer a qualificação para que a UPA possa fazer mais e melhor", justificou.
Confira outros dos principais serviços oferecidos pela UPA
*Consulta com profissionais de nível superior especializada (exceto médico), enfermagem e serviço social.
*Inalação Nebulização
*Remoção de ambulância simples
*Retirada de pontos de cirurgias básicas(por paciente)
*Coleta de material para exame
*Avaliação antropométrica(peso)
*Curativo grau II com ou sem debridamento
*Retirada de corpo estranho subcutâneo.

Imagens:

Nenhum comentário:

Postar um comentário