quinta-feira, 1 de agosto de 2019

Alunos de Medicina recebem boas-vindas no Internato realizado nos hospitais municipais

FORMAÇÃO

Estágio possibilita ao aluno a vivência e experiência para tomar decisões clínicas e a destreza em procedimentos médicos

por Elton Sales

A Direção do Hospital Municipal de Imperatriz deu as boas vindas para os líderes de turma do curso de Medicina da Universidade Federal do Maranhão, na noite desta terça-feira, 30. Em uma reunião produtiva, os novos internados receberam orientações e normas básicas para o início de mais um período de estágio nas dependências da unidade.
Para Mateus Rufino, aluno do 5° período, a iniciativa de se reunir com os alunos "é algo inédito e demonstra transparência. Manter um diálogo é fundamental para a convivência e eficiência dos serviços prestados, tanto para os pacientes atendidos, como para os acadêmicos, durante a sua permanência no hospital".
Reconhecido como o maior hospital de porta aberta da região, o Hospital Municipal de Imperatriz, recebe os acadêmicos desde fevereiro de 2014. O Internato Hospitalar corresponde a um estágio obrigatório nos últimos dois anos do curso de graduação em medicina. Possibilita ao aluno a vivência nas áreas de neurologia, pediatria, vascular, cirurgia geral, plástica, urologia, otorrino e oftalmologia. Durante esse processo, o acadêmico tem supervisão direta de um médico responsável pelo serviço, e é acompanhado por supervisor técnico. Objetivando proporcionar a experiência para tomar decisões clínicas e a destreza em procedimentos médicos.
Segundo Vitor Pachelle, coordenador do Núcleo de Educação Permanente, NEP, essa reunião é uma iniciativa da equipe de gestores em conjunto com a direção, "a intenção é aproximar cada vez mais os acadêmicos dos processos de trabalho de forma organizada e orientativa, o que pode impactar de forma decisiva no processo de ensino aprendizado desses futuros profissionais. Enquanto hospital, também somos co-responsáveis pela formação desses acadêmicos, tal organização fortalecerão propostas para projetos futuros”, afirma o coordenador.
A diretora geral do HMI, Marília Carvalho, acrescenta que o hospital recebe os alunos das instituições dos Curso de Medicina, Enfermagem, Técnicos de Enfermagem, Serviço Social, Fisioterapia de instituições conveniadas com a Prefeitura de Imperatriz. "Por determinação do prefeito Assis Ramos e do secretário Alair Firmiano, contribuímos com a formação e desenvolvimento de trabalhadores da Saúde. É uma gratificação enorme de nossa equipe enriquecer a aprendizagem de futuros servidores. Criamos dentro do HMI, um auditório e espaço físico para o NEP, também, salas de apoio para estágios, internatos, apresentação de estudos científicos dos acadêmicos das Instituições de Ensino conveniadas com o Município”, complementou. 


Imagens:

Nenhum comentário:

Postar um comentário