sexta-feira, 16 de agosto de 2019

Convocação dos agentes comunitários de saúde permanece dentro do prazo estabelecido por edital

SELETIVO

Reunião esclarece sobre responsabilidade fiscal e financeira do município em relação às convocações.

por Kalyne Cunha

Na manhã desta quinta-feira, 15 de agosto, a sede da Atenção Básica de Saúde foi palco de esclarecimentos sobre o último seletivo realizado para Agentes Comunitários de Saúde, ACS. Além de uma coletiva com a imprensa, a coordenadora da Atenção Básica, Sormanne Branco, conversou com seletivados e a presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários da Regional de Imperatriz, SACRIMA, Graciele Tôrres.
De acordo com a coordenadora Sormanne, “203 candidatos foram aprovados e 140 permanecem no cadastro de reserva. Com uma cobertura de 56% de estratégia e 63% de Agentes Comunitários. O maior interessado em chamar esses aprovados é do prefeito Assis Ramos e do secretario de saúde, Alair Firmiano ”, afirma.
A coordenadora enfatiza a necessidade de números maiores de ACS para uma cobertura ampla dos serviços da Atenção Básica. “A porta de entrada da saúde, de qualquer município do Brasil é a Atenção Primária. A Prefeitura irá chamar o cadastro de reserva que, juntos com os aprovados, totalizam 343 candidatos, para garantir uma área de cobertura de 100% de agentes comunitários”, relata.
A portaria do credenciamento dos ACS já foi divulgada, mas Sormanne evidencia que há pontos que ainda precisam ser resolvidos. “Os candidatos ainda não foram convocados devido a responsabilidade fiscal e financeira. O ministério financia 95% do recurso e o município tem que arcar com a contrapartida de 5%, mas não é só essa porcentagem. Há o vale alimentação, as gratificações e outras bonificações de incentivo da Prefeitura”.
Sobre datas, a coordenadora afirmou que estão dentro das normas estabelecidas pelo edital, “temos um prazo para convocarmos os agentes de saúde e vai ser logo, não vai demorar. Após realizar o seletivo, estávamos aguardando a portaria sair, agora só falta os trâmites administrativos para convocarmos os candidatos”.
A presidente do SACRIMA, Graciele Tôrres, solucionou dúvidas da categoria a respeito das nomeações do processo seletivo, “gostaríamos de saber se iriam chamar todos os candidatos que passaram para o seletivo para ACS, quando e de que forma. A categoria aguarda por prazos, o que nos foi repassado na reunião de hoje”.
Como cadastro de reserva, Andreia Nunes, aponta o que mais os seletivados desejam no momento. “Todos estão em busca de prazos! A reunião está servindo pra desmistificarmos boatos a respeito das convocações. Esses esclarecimentos são importantes, até porque esperávamos um posicionamento oficial da Prefeitura, sobre o seletivo devido a portaria já ter saído. A conversa foi tranquila e agradecemos a convocação da coordenadora para essa momento”.






Imagens:

Nenhum comentário:

Postar um comentário