quinta-feira, 8 de agosto de 2019

Dia do Pedestre é celebrado com ação educativa na Avenida Bernardo Sayão

CONSCIENTIZAÇÃO

Objetivo foi chamar atenção dos motoristas, motociclistas e ciclistas

por Gil Carvalho

Em comemoração ao 8 de agosto, Dia Internacional do Pedestre, a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, Setran, em parceria com a 1ª Circunscrição Regional de Trânsito, Ciretran, realizou na manhã dessa quinta-feira ação educativa na faixa de pedestre na Avenida Bernardo Sayão em frente ao um ponto de parada de ônibus coletivo da via.
O instrutor Marcos Vinicius, do departamento de Educação para o Trânsito da Setran, explicou que a mobilização serviu para chamar atenção dos motoristas, motociclistas e ciclistas que insistem em desrespeitar a sinalização da faixa de pedestre na Avenida Bernardo Sayão. “Os motoristas devem dar preferência aos pedestres, mesmo os que ainda não tenham concluído a travessia da faixa de pedestre”, orienta.
Ele observa que “a maioria dos motoristas não se preocupam com a segurança dos pedestres quando da travessia na faixa ou na via, sendo que, todo mundo em algum momento é pedestre”. “Temos feito um esforço para fomentar junto à população que é preciso respeitar o pedestre, principalmente em ruas de intenso fluxo de veículos”, acrescenta.
Irisjane Silva, da coordenação de Educação para o Trânsito da 1ª Ciretran, em Imperatriz, observou que “a sociedade precisa se conscientizar sobre a importância do pedestre, respeitando a faixa de trânsito, evitando acidentes e atropelamentos”. “O pedestre também precisa apreender a utilizar corretamente a faixa, evitando passar pela transversal, devendo acenar com a mão aberta para o motorista reduzir e parar o veículo durante a passagem na via”, aconselha.
Para ela, “avançou o nível de conscientização dos motoristas, porém entende que é preciso avançar mais em educação para o trânsito, embora todo esforço esteja sendo feito pelos órgãos de segurança viária em Imperatriz”. “É preciso haver respeito dos motoristas e dos pedestres”, afirma.
O auxiliar de estacionamento Itamar da Silva vê como positiva a ação de educação no trânsito realizada pela Prefeitura de Imperatriz, embora muitos motoristas insistem em desrespeita o Código de Trânsito Brasileiro - CTB. “Essa ação precisa ser contínua nesta faixa de pedestre na Avenida Bernardo Sayão, pois no último domingo foram registrados três acidentes”, contou.
Para ele, a celebração do Dia do Pedestre servirá para sensibilizar os motoristas e motociclistas da necessidade de respeitar o cidadão quando da travessia na faixa de pedestre. “Falta mesmo é educação dos motoristas, pois conhecem placas de sinalização e as leis de trânsito, mas não querem respeitar”, concluiu.

Imagens:

Nenhum comentário:

Postar um comentário