segunda-feira, 12 de agosto de 2019

Radiografia digital, mais uma novidade na Saúde Municipal

SAÚDE

Procedimento permite redução de radiação e definição precisa no diagnóstico

por Kalyne Cunha

A Unidade de Pronto Atendimento, UPA, São José, conta com equipamento de alta complexidade para modernização dos serviços de radiografia prestados à população. O Raio-X digital tem   tecnologia de alta definição para dar maior qualidade aos atendimentos. 
O secretário de Saúde, Alair Firmiano, destaca os esforços da Prefeitura em colocar a saúde municipal em papel de destaque. “A gestão do prefeito Assis Ramos se esforça cada vez mais  em melhorar os serviços de saúde oferecidos aos usuários do Município. Com equipamentos modernos e avançados de alta tecnologia, os diagnósticos terão mais celeridade e menor exposição à radiação de riscos ao paciente”, enfatiza.
De acordo com o diretor geral da UPA,Gregório Soares, o Raio-X digital,  é um procedimento que permite, pela qualidade das imagens, a otimização do tempo, precisão dos laudos e  menos riscos ao paciente. “Estamos funcionando com Raio-X digital e cobrimos a demanda de todo o município. Somos os únicos em Imperatriz a disponibilizar essa tecnologia, que proporciona aos exames uma imagem perfeita”.
Para o médico auditor, Elton Miranda, a implantação do Raio-X digital no SUS diminui a procura de exames especializados, além de repassar ao  paciente um diagnóstico mais preciso em menos tempo. “Temos um sistema digital de imagem semelhante à tomografia, que deve ser a primeira escolha antes de ir para exames especializados. Na qualidade do Raio-X digital, você pode até dispensar um exame mais especializado, como a tomografia.Com a qualidade da imagem melhorada, o diagnóstico terá mais precisão, o que permite encontrar uma patologia com mais facilidade"; esclarece o médico.
O pedreiro Jelsivan Santos  foi um dos usuários satisfeito com a nova ferramenta. “Aguardei minha vez e fui logo chamado, com atendimento rápido e eficaz. Em poucos minutos, já estava com laudo pronto para levar ao médico”; afirmou. 
Com os investimentos na área de saúde, a UPA São José aumentou a demanda de atendimentos clínico, pediátrico, exames de laboratório, Raio-X digital, com serviço de escala 24h por dia. “Quando assumimos a UPA o atendimento era de 80 a 100 pacientes por dia, hoje esse número triplicou com média de 350 pessoas atendidas diariamente.  Agora temos um serviço de Raio-X com perfeição na área da saúde”; declarou Gregório Soares. 
Sobre a demanda diária de Raio-X na unidade,  o diretor explica que, “são 60 radiografias realizadas diariamente”. As radiografias digitais são realizadas todos os dias, inclusive aos finais de semana, sábado, domingo e feriados, das 7 às 19h.

Imagens:

Nenhum comentário:

Postar um comentário