quinta-feira, 26 de setembro de 2019

Altas temperaturas indicam cuidados redobrados para a saúde

SAÚDE

O ideal é consumir, no mínimo, dois litros de líquidos por dia.

por Islene Lima

Nos últimos dias o calor têm sido intenso, diante disso a Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Saúde, Semus, alerta sobre alguns cuidados essenciais que podem ajudar a evitar danos à saúde.
Nos dias quentes, o corpo precisa liberar calor por meio do suor para manter a temperatura corporal ideal, e com isso, eliminar água e sais minerais, ou seja, a hidratação no decorrer do dia é um dos principais meios para evitar qualquer problema decorrente do calor.
Para o médico Rodrigo Teles, alguns cuidados devem ser redobrados nessa época. “O ideal é consumir, no mínimo, dois litros de líquidos por dia, podendo variar dependendo do organismo de cada pessoa. Grávidas e mulheres que estão amamentando, por exemplo, precisam aumentar a ingestão. Sucos, chás e frutas naturais também podem entrar na lista, mas dê preferência à água pura”, explica.
Outro ponto observado pelo médico é com relação a idosos e crianças, pois são mais vulneráveis às altas temperaturas do tempo quente, sendo vítimas mais fáceis de problemas como desidratação e indisposição alimentares.
“Durante esse período alguns alimentos devem ser consumido com mais freqüência como as frutas, verduras e legumes, pois são ótimas fontes de vitaminas minerais e fibras, além de serem alimentos refrescantes que ajudam a com a alta temperatura”, afirma Rodrigo.
O médico ainda explica que o calor e a insolação favorecem a desidratação,  o que pode gerar lesões na pele, por isso a importância  do uso do protetor solar na nossa região. Vale ressaltar que o sol emite radiações infravermelhas e ultravioletas (UVA E UVB) que podem ser perigosas se usadas de forma errada ou exagerada. Essa exposição em horários não recomendados podem gerar consequências negativas à saúde da pele, provocando vermelhidão, queimaduras, manchas como sardas e pintas.
Dicas
Usar roupas leves
Evitar tecidos sintéticos
Evitar roupas de cores escuras
Tomar muita água
Lavar sempre se possível, rosto, braços e mãos
Usar protetor solar


Imagens:

Nenhum comentário:

Postar um comentário