quinta-feira, 26 de setembro de 2019

Em 30 dias, Imperatriz terá sistema de monitoramento, controlando trânsito e protegendo o cidadão

SEGURANÇA

100 câmeras de 360 graus, de alta resolução, vão registrar 24 horas por dia ruas mais transitadas e de mais ocorrências policiais

por Assessoria de Comunicação

O prefeito de Imperatriz, Assis Ramos, anunciou, ontem, que assinará, nesta quarta-feira,25, contrato e ordem de serviço para a implantação de amplo sistema de monitoração das ruas e avenidas de Imperatriz, de maior movimentação e de mais registros de ocorrências policiais. “Cumpro com satisfação um dos meus compromissos de campanha, ressaltando que é mais uma realização com recursos próprios, das nossas economias e da minha determinação de fazer tudo o que acho fundamental para as garantias individuais do imperatrizense”- ressaltou o prefeito.
Coincidentemente, nesta terça-feira,24, Imperatriz amanheceu abalada pelas notícias de 6 mortes violentas registradas em menos de 24 horas. “Nós não temos nem a pretensão e nem o poder de zerar a criminalidade, mas estamos dotando a cidade duma ferramenta que tanto intimida o bandido como possibilita a polícia a identificação instantânea de um malfeitor. E como se trata de videomonitoramento, grande parte da cidade vista numa central, isso nos dá a possibilidade de agir com precisão, na hora em que o fato se der” - observa Assis.
Do trânsito, serão controlados os fatores que mais matam ou causam danos materiais, tais como excesso de velocidade, contramão, avanço de sinal, desrespeito às faixas de pedestres, uso do celular, estacionamento irregular, “pegas”, etc. “Nosso objetivo não é a multa, mas sim a preservação da vida. Esse sistema, além de abrandar o trânsito, que é fator de muitas mortes e de deficiências permanentes, ainda vai monitorar movimentos e ocorrências suspeitas. Tudo que acontecer nas ruas e avenidas monitoradas, vai estar registrado em alta resolução” - avisa Leandro Braga, secretário de Trânsito.
O projeto se origina de necessidades de controle do trânsito, por se tratar de questão inerente à gestão municipal. Segurança Pública é uma questão do estado, mas a Prefeitura, com o propósito de gerar tranquilidade e colaborar com as polícias, vai disponibilizar o sistema para quem dele se interessar, Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Federal. Duas centrais, a da Guarda Municipal e da Secretaria de Trânsito, vão ser montadas pelo município.
Avenidas e ruas que concentram o grande comércio e os bancos, vias de tráfego intenso, pontos de movimentações noturnas e outras mais que engenheiros de trânsito e as estatísticas da violência sugerirem, vão estar monitoradas. Postes específicos vão ser implantados para isso. As câmeras são dotadas de tecnologia para entrarem em ação sempre que houver qualquer espécie de movimentação.
Com o contrato assinado, a empresa Perkons (presente em 14 estados brasileiros) pretende instalar as cem câmeras e todo o sistema em 30 dias, o que significa dizer que Imperatriz vai estar muito mais segura antes dos meses finais do ano, que são de grande movimentação nas ruas, pontos de festas, no comércio e nos bancos.
LOCAIS PARA CÂMERAS DE MONITORAMENTO
Av. Dorgival Pinheiro de Souza X Rua Minas Gerais
Av. Dorgival Pinheiro de Souza X Rua Ceará
Av. Dorgival Pinheiro de Souza X Rua Simplício Moreira
Av. Dorgival Pinheiro de Souza X Rua Paraíba
Av. Getúlio Vargas X Rua Pará
Av. Getúlio Vargas X Rua Paraíba
Rua Sergipe X Av. Getúlio Vargas
Rua Coronel Manoel Bandeira, frente Escola Santa Teresinha
Rua Floriano Peixoto X Av. Sabiá das Laranjeiras
Rua Santa Tereza X Rua Ceará
Av. Bernardo Sayão X Rua Rio Grande do Norte
Av. Euclides de Cunha, Praça Ferro de Gomar
Acesso Avenida Beira Rio, próximo Mercado do Peixe
Av. Beira Rio, nº 45
Rua Luis Domingues x Rua Pernambuco
Rua Benedito Leite X Rua Alagoas
Av. Getúlio Vargas X Rua Piauí
Av. JK X Rua Alagoas
Av. Dorgival Pinheiro de Souza X Rua Sousa Lima
Av. Getúlio Vargas X BR 010
Av. Dorgival Pinheiro de Souza X BR 010
Os primeiros pontos do videomonitoramento, com câmeras que definem qualquer imagem com até mil metros de distância.


Imagens:

Nenhum comentário:

Postar um comentário