segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Mais de seis mil pessoas são alcançadas com ações do Setembro Amarelo

PREVENÇÃO

Prefeitura busca sensibilizar a população com os cuidados da saúde mental

por Regilson Borges

Promover saúde pública nos mais diversos âmbitos da sociedade é uma das pautas de trabalho da Prefeitura de Imperatriz. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Saúde, Semus, por meio da coordenação municipal de saúde mental, realizou uma série de atividades para a promoção da vida e prevenção ao suicídio ao longo do mês de setembro. Foram mais de seis mil pessoas alcançadas com palestras e capacitações.
A proposta das palestras também foi de formar multiplicadores na prevenção ao suicídio. De acordo com a coordenadora da saúde mental do município, Kátia Carvalho, o número de pessoas alcançadas com as atividades colabora com o trabalho de prevenção. “Ao saber como agir com quem passa por algum problema mental, indicando tratamento e orientando a busca por ajuda médica, é muito importante para prevenir o suicídio”, declara.
Seguindo a linhagem de discussão da campanha nacional “Falar é a melhor solução”, em Imperatriz a temática foi explorada no intuito de deixar claro para aos cidadãos a importância de sempre buscar o acolhimento das pessoas que estejam passando por dificuldades, e que, isolá-las, não é o recomendável. Outro objetivo das capacitações foi reforçar as possibilidades de atendimento disponibilizados pela Prefeitura, como a existência dos Centro de Atenção Psicossocial, CAPS, e do Ambulatório de Saúde Mental. 
Para se ter uma ideia do público alcançado durante o mês, os servidores da Semus buscaram alcançar os mais diversos setores. As ações percorreram bares de bairros, Casa do Idoso, Defensoria Pública, universidades públicas e privadas, Unidades Básicas de Saúde, além da realização de passeio ciclístico e uma blitz em uma das ruas mais movimentadas da cidade. “O mês de setembro foi todo dedicado para prevenção ao suicídio”, afirma Kátia.

Imagens:

Nenhum comentário:

Postar um comentário