quinta-feira, 3 de outubro de 2019

Confira a programação da Campanha do Outubro Rosa

PREVENÇÃO

Consultas,exames, palestras, mutirões, caminhadas e blitz´s acontecem durante toda a programação do mês

por Ariel Rocha

A programação da Campanha do Outubro Rosa 2019, com o tema "Entre de Peito Nesta Luta" e totalmente voltada para a saúde das mulheres, foi iniciada na manhã desta terça-feira, 01, com o primeiro seminário de Saúde da Mulher: Diretrizes para Boas Práticas. Durante todo o mês, a Secretaria Municipal de Saúde, Semus, promove atividades educativas e momentos informativos sobre o câncer de mama e de colo do útero, além de ações de saúde em vários bairros e zona rural de Imperatriz.
Com atividades todos os dias, até o final da campanha, participam em parceria também outros órgãos da municipalidade, como as secretarias de Desenvolvimento Social, Sedes, e a de Políticas para Mulher, SMPM. A coordenadora do Programa Municipal de Saúde da Mulher e da campanha, Thamisa Fialho, explica que as ações da programação irão contemplar tanto o setor público como o privado. “Estamos com uma gama intensa de atividades, não apenas contemplamos a saúde da mulher no mês de outubro, porém ampliamos nesse período. Mas durante todo o ano realizamos esse trabalho”, afirmou.
Os exames preventivos e as mamografias são serviços importantes procurados pelas mulheres durante todo o evento. Porém, ações mais divertidas, como as caminhadas previstas na programação marcam a iniciativa. Como exemplo, a grande caminhada no dia 5, com largada da Praça Brasil às 7h30, terá camisetas para aqueles que desejam participar e apresentarem 1 quilo de alimento não perecível no ato da inscrição. As blitz´s e os Pit Stop´s também são momentos informativos mais descontraídos, que levam conscientização para a população de Imperatriz.
Todos os anos, a Prefeitura prepara uma programação especial voltada para a saúde da mulher. De acordo com o secretário da Semus, Alair Firmino, o trabalho da gestão é aprimorado em cada nova campanha. “A programação é vasta e extensa, temos várias atividades conscientizantes durante o mês. Como todos os anos, não contamos apenas com palestras e ações educativas, mas também com momentos de lazer para conscientizar a sociedade como um todo”, completou.
Confira abaixo a programação completa da Campanha Nacional do Outubro Rosa 2019 em Imperatriz e fique ligada nas ações durante o mês.
Dia 2 - Ação na Casa do Idoso Feliz- Serviços Oferecidos: Palestra com especialista em ginecologia; Coral dos Idosos prestando homenagem às mulheres e atendimentos em saúde.
Dia 3 - Atividades no CRAS do Bom Jesus 1- palestra com tema: Operfil da paciente de Alto Risco para Câncer de Mama e atendimentos em ginecologia, testes rápidos sobre Sífilis, Hepatite B e C. 3, além de corte de cabelo, escovação de cabelo entre outras ações de beleza.
Dia 4 - Pit Stop da UBS Parque do Buriti na área do Grande Anhanguera- Distribuição de Panfletos.
Dia 5 - Tradicional Caminhada do Outubro Rosa 2019 com largada, às 7h30 na praça Brasil e chegada, às 11h, na Praça de Fátima.
Dia 7 - Ações na UBS Vila Cafeteira, UBS Tres Poderes e UBS Parque do Buriti, a partir das 8h.
Dia 8 - Ação na UBS Bacuri I, Caema e Beira-Rio com serviços oferecidos: Aula Funcional, coleta de PCCU e Coffee Break
Das 8h às 14h - UBS Parque do Buriti com palestra sobre Obesidade infantil / Amamentar previne o câncer de mama, aleitamento materno, papel da mulher nos dias atuais, bem como hábitos saudáveis de saúde entre outras atividades.
Dia 9 - Blitz Rosa no Sebastião Régis: distribuição de adesivos, preservativos e distribuição de água e refrigerante e etc. Ação, também na UBS Três Poderes e Parque do Buriti.
Dia 10 – Blitz Entre de Peito nessa Luta e distribuição de panfletos na Avenida Getúlio Vargas, em frente ao Departamento de Atenção Primária à Saúde, na praça Brasil; Ação ainda na UBS Três Poderes e Parque do Buriti.
Dia 11 - Caminhada “Outubro Rosa”, no Povoado Camaçari, a partir das 8h com saída e chegada da porta da UBS Camaçari; Ação na UBS Vila Conceição e CRAS da Vila Cafeteira, UBS Vila Lobão e UBS Parque do Buriti.
Dia 16 - Ação do dia D da Divisão de Saúde da Mulher, na Semus, às 8h; Ação na UBS Planalto e UBS Três Poderes.
Dia 17 - Ação na UBS Conjunto Nova Vitória; UBS Bom Sucesso e “Ação entre nesta luta Semus” com atendimentos em saúde e ação de beleza. Horário das 8h às 12h.
Dia 18 - Mutirão do PCCU: Mulheres do Bairro Bom Sucesso, São José, Boca da Mata, Santa Inês e Santa Rita; Ação no CRAS Bacuri e UBS São José.
Dia 21 - Ação na UBS Vila Macedo com palestra, realização de coleta de PCCU testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C. 4; Também Blitz Educativa em alusão ao “Outubro Rosa” no Distrito-área do Santa Rita; Ação “Outubro Rosa” na Dani Aguiar Design de Sobrancelhas entre outros serviços.
Dia 22 - Ação na UBS Milton Lopes denominada de “Manhã Empoderada” com serviços de saúde e de beleza, a partir das 8h; Ação “Entre de Peito nessa Luta na Sedes”, com palestras e serviços na área de saúde como teste rápido de HIV, Sífilis, Hepatite B e C.
Dia 23 - Grande caminhada “Outubro Rosa” do Distrito do Santa Rita com saída do Posto BR, às 8h, na Avenida Industrial e chegada na Sorveteria Dois Irmãos na Avenida Padre Cícero; Ação na UBS Três Poderes e finalizando o dia um Aulão Funcional “Entre de peito nessa luta” para mulheres do bairro Bacuri, Caema e Beira-Rio. Local: Praça União às 18h.
Dia 24 - Ação na UBS Vila Fiquene, às 8h; Ação “Entre de peito nessa luta Sedel com atendimentos em saúde e beleza, na Sedel das 8h às 12h.
Dia 25 – Ação na UBS Maria Aragão com palestra com tema “Prevenção do Câncer de Mama e Colo do Útero”, entre outras atividades, a partir das 8h.
Dia 26 - Caminhada “Outubro Rosa” no Conjunto Nova Vitória I e II, com saída na Associação de Moradores do Conjunto Vitória I e II e chegada na Praça ao lado da Unidade Básica de Saúde. Horário da largada: 7h30.
Dia 29 - Ação com palestra e serviços em saúde e beleza na UBS Santa Lúcia e UBS Parque Sanharol; Ação, ainda, na UBS Unidade Prisional Itamar Guará.
Dia 30 - Ação na UBS Itamar Guará com palestra com o tema “Prevenção do Câncer de Mama e Colo do Útero e protocolo de inserção do DIU no Município; Ação na UBS Três Poderes com palestra com o tema “Nutrição no Combate ao Câncer” e atendimentos.
Dia 31 - Encerramento da Campanha “Outubro Rosa” na Concha Acústica da Avenida Beira-Rio com atrações musicais e culturais.
Com colaboração de João Rodrigues 

Imagens:

Nenhum comentário:

Postar um comentário