segunda-feira, 14 de outubro de 2019

Outubro Rosa intensifica ações em bairros e povoados

PREVENÇÃO

Objetivo é alcançar o maior número de pessoas e alertar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.

por Kalyne Cunha

Entre de Peito Nessa Luta é o tema da campanha do Outubro Rosa 2019, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde de Imperatriz, Semus, que nesta sexta-feira, 11, segue com ações, simultâneas, nas Unidades Básicas de Saúde, UBSs do Camaçari, Vila Conceição, Vila Lobão e Parque do Buriti. Objetivo  é conscientizar a população sobre a  importância da realização de exames de prevenção para a detecção precoce da doença. 
Os serviços de saúde ofertados à população são: aula funcional e fit dance, jogos recreativos, coleta de PCCU, aferição da pressão arterial, glicemia,  teste rápido de HIV, sífilis, hepatite B e C, manhã de beleza co: corte e escovação de cabelo, design de sobrancelha, limpeza de pele. Para a coordenadora da Atenção Básica, Sormanne Branco, “as ações fazem parte do plano estratégico da campanha, para que se alcance o maior número da população, haja visto que o câncer pode atingir, também, os homens. A prevenção do câncer de mama e uterino e até mesmo seu diagnóstico precoce ainda são as melhores técnicas para uma melhor qualidade de vida”.
Para a coordenadora da Saúde da Mulher, Thamisa Fialho, “as ações realizadas nas UBS's foram simultâneas, além dos serviços de saúde e palestras distribuímos material gráfico da campanha, em que auxilia as mulheres nas informações sobre o câncer de mama e uterino e como prevenir e cuidar da doença. Falamos muito de empoderamento feminino, que é a posse do conhecimento e saber dos seus direitos, quanto ao acesso dos serviços ao Sus”. 
Diante do atual cenário brasileiro, em que o câncer de mama ocupa o segundo lugar no Brasil,  de acordo com o Instituto Nacional de Câncer, Inca, a gestão do prefeito Assis Ramos, elaborou um cronograma  de atividades intensificando de forma massiva a campanha do Outubro Rosa 2019, nos bairros da zona urbana e povoados da zona rural.
Nesta sexta-feira, 11, foram  ministradas as as palestras Conversando com Elas, com Aline Mattos, Câncer de Colo do Útero com Susana Garcês, A importância da Prevenção do Câncer de Colo de Útero e Mama com Gilmiere, Alimentação Saudável na Prevenção do Câncer e Promoção da Saúde com Ângela Simões e roda de conversa sobre o  Acolhimento da Paciente com Câncer Dentro do Contexto da Rede Sus Municipal com a enfermeira Lívia Bustamante.
Para ter acesso aos serviços de saúde do Sus é preciso a apresentação do documento de identidade, cartão do Sistema ùnico de Saúde, SUS, e comprovante de endereço.

 

Imagens:

Nenhum comentário:

Postar um comentário