domingo, 3 de novembro de 2019

Campanha Novembro Azul inicia atividades em Imperatriz

PREVENÇÃO

Várias ações estão programadas para este mês de novembro nas Unidades Básicas de Saúde.

por João Rodrigues

Aberta oficialmente no Município de Imperatriz a campanha “Novembro Azul”, que alerta aos homens sobre a importância da prevenção ao câncer de próstata. A solenidade ocorreu na manhã dessa sexta-feira, 01 de outubro, nas dependências do 3º Batalhão da Policia Militar com a presença do comando da unidade, o secretário municipal de saúde, Alair Firmiano, a adjunta Mariana Jales e a coordenadora Programa de Saúde do Homem, PSH, Acileia Pereira.
Durante todo o mês, dezenas de ações serão realizadas em Unidades de Saúde com objetivo de incentivar os homens a cuidarem de sua saúde, em especial fazer o exame da próstata. “Fizemos a abertura da campanha Novembro Azul no quartel do 3º Batalhão e participamos de uma blitz em frente ao Departamento de Atenção Básica e a partir de agora teremos palestras, panfletagens, blitz e orientações para a população em relação ao câncer de próstata”, disse Alair Firmiano. 
O titular da Semus reconheceu que, se comparado com a mulher, o homem tem maior resistência em procurar orientação ou atendimento médico, principalmente em relação à próstata, mas ressaltou que essa realidade vem mudando no município de Imperatriz.
“Temos transformado isso, graças a essas campanhas que são nacionais e na nossa região se intensificam bastante. A Secretaria de Saúde faz o trabalho durante todo o ano nas UBS, Ônibus oncológico, Centro de Especialidades Médicas com a especialidade de urologia e na UBS dos Três Poderes, onde temos atendimento especial”, ressaltou.
A coordenadora do PSH, Acileia Pereira informou que desde o início da gestão, o prefeito Assis Ramos e o secretário Alair Firmiano, tem um olhar especial para a saúde do homem. “Na Unidade Básica de Saúde dos Três Poderes, que fica na Rua Sergipe, nº 31, toda terça e quinta-feira nós temos atendimento aos homens a partir das 14h e até atender o último, às vezes entra no horário da noite. São vinte homens por dia, um trabalho muito gratificante determinado pelo nossos prefeito Assis Ramos e pelo nosso secretário Alair”, observou Acileia Pereira.
Blitz da Novembro Azul
Após a abertura da campanha no quartel, a coordenação do PSH em parceria com a coordenação da Unidade Móvel Oncológica, realizou uma blitz na Avenida Getúlio Vargas, em frente ao Departamento de Atenção Básica do Município. Várias ações serão realizadas até o fim do mês como parte da campanha “Novembro Azul”.




Imagens:

Nenhum comentário:

Postar um comentário