sexta-feira, 8 de novembro de 2019

Conheça os principais pontos históricos e culturais de Imperatriz

TURISMO

Imperatriz dispõe de uma grande estrutura e variedade de serviços Turísticos, como hotéis, agencias, restaurantes, centro de compras entre outros

por Islene Lima

Localizada no Sul do Maranhão, Imperatriz é a segunda maior cidade do estado com aproximadamente 258.682 habitantes. Diante dessa popularização, e pensando numa logística para valorizar os pontos históricos e culturais de Imperatriz, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Sedec, apresenta o projeto “Conheça Imperatriz”. A iniciativa visa ressaltar áreas da cidade e contar um pouco da história de cada lugar.
Para o secretário Josivaldo  Melo, conhecido como JP,  esse projeto vem para evidenciar os pontos históricos e turísticos da cidade. “Temos vários lugares que fazem parte da nossa cultura, da nossa história, então esse projeto será de grande importância para nós, além de possibilitar também uma movimentação positiva na economia de Imperatriz. 
A turismóloga, Lizandra Carvalho, ressalta também que Imperatriz dispõe de uma grande estrutura e variedade de serviços Turísticos, como hotéis, agências, restaurantes, centro de compras, entre outros locais que podem ser explorados. “Somos o portal de entrada do Parque Nacional da Chapada das Mesas, considerado um dos maiores pólos de ecoturismo do Brasil, então precisamos aproveitar o que nossa cidade oferece”, aponta.
Separamos os principais pontos históricos e culturais da cidade de Imperatriz. Veja:
ESTÁDIO FREI EPIFÂNIO
O estádio foi inaugurado em 30 de janeiro de 1966 e leva o nome de um frei italiano apaixonado pelo futebol que além de suas práticas eucarísticas promovia também a prática do esporte na cidade. Além de receber importantes eventos esportivos, o estádio também recebe grandes eventos culturais, como o já tradicional evento da Igreja Católica, o Corpus Christi.
AVENIDA BEIRA RIO
Descendo as ladeiras da rua mais antigas de Imperatriz, Rua XV de Novembro, chega-se à Beira Rio, cartão postal da cidade, onde pode se deparar com uma vista majestosa do rio Tocantins. A Avenida João de Deus Fiquene, conhecida como Beira Rio, proporciona à comunidade diversão e lazer ao ar livre.
ACADEMIA IMPERATRIZENSE DE LETRAS
A Academia Imperatrizense de Letras foi fundada em 27 de abril de 1991. Reunindo literatos e intelectuais de várias cidades da região, a AIL tem se destacado como fomentadora da literatura regional. Seus membros são responsáveis por aproximadamente 70% de toda a publicação editada hoje nessa parte do estado. 
CENTRO DE ARTESANATO
Criado há mais de 20 anos, o Centro de Artesanato vem representando a cidade culturalmente. Além de promover a cultura e diversidade locais, o Centro de Artesanato de Imperatriz oferece à toda comunidade cursos em artes manuais como: confecção de biscuit, filtro dos sonhos, bordado, pintura em cerâmica e tantos outros.
CAPELA DO BOM JESUS
No começo do século XX devotos de Bom Jesus, sob a liderança do casal Antônia e Antônio Calixto, construíram uma capelinha com objetivo de congregar e realizar suas devoções. A pequena capela foi erguida na então Rua Grande, hoje XV de Novembro. Após a morte do casal, outros devotos deram continuidade aos festejos, mas aos poucos a capelinha foi ficando abandonada. Foi então que o casal Olívia e Simplício Moreira, em 1933, reconstruiu e ampliou o templo.
RUA XV DE NOVEMBRO
Foi a primeira avenida de Imperatriz, sendo considerada por muitos o coração da cidade. Antes conhecida como Rua Grande, passou a ser chamada de Rua de Dentro, e anos mais tarde em referência a proclamação da república, foi renomeada como avenida XV de novembro. Hoje faz parte da vida noturna da cidade, com bares e restaurantes.
IGREJA MATRIZ SANTA TERESA D`ÁVILA
Há 167 anos a imagem de Santa Tereza d’Ávila foi trazida pelo Frei Manoel Procópio do Coração de Maria, em 16 de junho de 1852. A Santa é padroeira e cofundadora de Imperatriz. A Igreja é um patrimônio histórico tombado de mais de 160 anos.

Imagens:

Nenhum comentário:

Postar um comentário