domingo, 24 de novembro de 2019

Novembro azul é intensificado com ações da prefeitura em empresas

SAÚDE

Objetivo é reforçar a atenção dos homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e cuidados com a saúde.

por Kalyne Cunha

Conhecido como mês mundial de prevenção ao câncer de próstata, o Novembro Azul tem ações intensificadas pela Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, Semus. Palestras educativas, teste rápido de HIV, sífilis, hepatite B e C são realizados em empresas da cidade com objetivo de esclarecer o público masculino sobre a importância da prevenção e do cuidado diário com a saúde.
As ações da Semus voltadas à saúde do homem são realizadas durante o ano inteiro na rede municipal do Sistema Único de Saúde, Sus, que nesse mês de campanha, o público alvo ganha uma atenção redobrada, como esclarece o secretário de saúde do município, Alair Firmiano. “Nossas ações, intensificadas em novembro, tem objetivo de incentivar e informar a população masculina a procurar um médico urologista, por meio de uma Unidade Básica de Saúde, UBS, ou a Unidade Móvel Oncológica, que oferta o exame de PSA que detecta alterações na próstata”.
Apesar da temática voltada ao câncer de próstata, a coordenadora da saúde do homem, Acilea Pereira, explica de como a secretaria trabalha os dados do Instituto Nacional de Câncer, Inca, que apontam o câncer de pele como o mais frequente na população brasileira. “É importante que a população conheça o Programa da Saúde do Homem  e saiba  onde procurar pelos serviços ofertados pela prefeitura, que intensifica durante este mês, ações voltadas a saúde do homem. Além da prevenção do câncer de próstata, a prefeitura disponibiliza dermatologistas com objetivo de prevenir ou rastrear o câncer de pele”.
Na empresa visitada pela coordenadora da Saúde do Homem foi realizado um rastreamento para que colaboradores tivessem a oportunidade do acesso gratuito à rede de saúde do município. “Explicamos aos funcionários sobre os pontos de apoio da saúde do homem e da mulher e como os serviços poderiam ser acessados, por meio do cartão Sus do município. Na ocasião, solicitamos a documentação necessária para os que não possuíam cartão”.
Para prevenção do câncer de próstata são necessárias mudanças de hábitos alimentares, com uma ingestão menor de gordura aliada às atividades físicas, pois o maior risco de câncer de próstata é em homens com sobrepeso.
Atendimento
Para o atendimento é necessário o paciente apresentar um documento de identidade com foto, comprovante de endereço e cartão SUS do município. Para o exame de prevenção do colo de útero é necessário a mulher permanecer três dias sem manter relações sexual, já os homens precisam do jejum para o exame de PSA.
Atendimento especial
A Unidade Básica de Saúde dos Três Poderes oferece um horário especial para os homens, de 14 às 21h, na terça e quinta-feiradurante o ano inteiro. 

Imagens:

Nenhum comentário:

Postar um comentário