sexta-feira, 22 de novembro de 2019

Prefeitura lança campanha pelo fim da violência contra a mulher

ENFRENTAMENTO

O objetivo é alertar a população sobre a importância da prevenção

por Islene Lima

A Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Políticas para Mulher, SMPM, entende a relevância do fomento às ações afirmativas que cooperam para a luta e enfrentamento da violência doméstica. Diante disso, será lançada na segunda-feira, 25, a campanha “Imperatriz Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres”. 
O objetivo da ação é alertar sobre a importância da prevenção e do enfrentamento à violência contra a mulher, incentivando denúncias de agressão, que podem ser físicas, psicológicas, sexuais, morais e patrimoniais.  
Segundo dados do Atlas da Violência de 2019, houve um crescimento expressivo de 30,7% de homicídios de mulheres no país durante a década em análise  de 2007 a 2017. Com cerca de 13 assassinatos por dia. "Os números são alarmantes, quando falamos de prevenir e mudar essa triste realidade que assola a nós mulheres estamos falando disso, não é por acaso que a cada quatro minutos uma mulher sofre algum tipo de violência física, isso sem contar as que não sobrevivem", afirma Edna Ventura, secretária de Política para a Mulher. 
Edna explica também que campanhas voltadas para o fim da violência contra mulheres já fazem parte da gestão. “As campanhas que realizamos são um processo que requer uma posição de protagonismo dos órgãos públicos baseados na atenção, cuidado e empatia quanto ao tema, pois muita gente ainda não entende de fato o problema da violência contra as mulheres”, explica.
A campanha também visa, através da Rede de Enfrentamento, o desenvolvimento de estrategias que garantam o empoderamento e os direitos das mulheres, a assistência qualificada, assim como, a responsabilidade dos agressores. 
Programação
25/11 - Abertura: Divulgação na Mídia/ TV e rádios locais
16h Palestra UBS Milton Lopes/ local: UBS Milton Lopes
26/11 às 14h Palestra UBS Maria Aragão/ local:  
UBS Maria Aragão Vilinha
28/11 das 8h30 às 12h20 
Seminário: “Violência contra a Mulher: Dano Psíquico como crime de lesão corporal na violência doméstica; Assédio sexual no trabalho. Local: Ministério Público
03/12 Roda de conversa. Local Cram 
05/12 Seminário: Notificar é Cuidar (Capacitação sobre Notificação Compulsória). Local: Auditório da Secretaria de Saúde
06/12 Atividade do Laço Branco/ UFMA - curso de Enfermagem
Atividade do Laço Branco/ UNISULMA - curso de Psicologia às 19h
Atividade do Laço Branco/ Colégio Graça Aranha às 8h
Atividade do Laço Branco/ SELIC às 7h 
Oficina “Sensibilização para acolhimento das mulheres vítimas de violências” /HMI  das 8h às 12h
10/12 - Encerramento


Imagens:

Nenhum comentário:

Postar um comentário