sexta-feira, 22 de novembro de 2019

Unidade Móvel de Oncologia atende no Cras Santa Lucia

NOVEMBRO AZUL

Os resultados dos exames saem no máximo em 15 dias, e os que indiciam alguma alteração já tem consulta marcada com especialistas

Por Islene Lima

A Unidade Móvel de Prevenção e Combate ao Câncer, em alusão ao novembro azul realizou atendimento, nesta quinta-feira, 21, no Cras do Santa Lucia, Recanto Universitário. No local, foram disponibilizados exames preventivos para identificação dos principais tipos de câncer, como o de mama e próstata que permitem o possível diagnóstico precoce, permitindo, quando necessário, o tratamento mais rápido.
Para a coordenadora do setor de Oncologia da saúde municipal, Vilenice Batista, ações como essas são desenvolvidas durante todo o ano. “A unidade móvel já percorreu diversos bairros de Imperatriz, esse mês as ações estão mais voltadas para a saúde do homem, porém estamos realizando normalmente outros tipos de exames preventivos”.
A Unidade Móvel é equipada com salas de esperas com TV, sala de coleta para realização de diversos exames, como de sangue para prevenção do câncer da próstata, papanicolau e mamografia.
Para a técnica de enfermagem, Zelma Silva, o ônibus nos bairros é mais uma oportunidade de cuidar da saúde. “Estou acompanhando meu esposo e aproveitei para fazer os meus exames também, nós precisamos dar mais prioridade a nossa saúde, e com a unidade móvel indo em cada bairro não tem mais desculpa para não prevenir e se cuidar".
A coordenadora ainda enfatiza, que a demanda desse mês  está sendo bem grande devido à campanha Novembro Azul. "É um mês de conscientização a saúde do homem, geralmente atendemos cerca de 1.500 homens ao mês, e só durante uma semana no mutirão azul que foi realizado em frente o Estádio Frei Epifânio, atendemos mais de 3 mil. É muito gratificante, realizar e acompanhar essas mudanças na população, e perceber que de certa forma as pessoas estão mais preocupadas com sua saúde". 
Vale ressaltar que as ações da campanha Novembro Azul continuam até o fim do mês e que homens acima de 45 anos que tenham histórico familiar de câncer de próstata e a população geral, e os homens acima de 50 anos são o foco da ação, entretanto os exames voltados para mulheres estão sendo realizados também no ônibus. 
Programação Novembro Azul
22 de novembro - Toyota - Umuarama;
23 de novembro - Caminhada Azul;
25 de novembro - UBS Nova Imperatriz;
26 de novembro - Fribal;
27 de novembro - UBS Santa Rita - Ação Social Saúde do Homem;
28 de novembro - Imbiral, Ação Social Saúde do Homem;
29 de novembro - Igreja Assembleia de Deus da Lagoa Verde, Avenida Bayma Júnior, S/N, Povoado Centro Novo.

Imagens:

Nenhum comentário:

Postar um comentário