quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

Assis Ramos assina ordem de serviço para implantação de Sistema de Energia Solar em escolas

INVESTIMENTO

7.728 painéis solares abastecerão o fornecimento energético da rede de ensino

por Sara Ribeiro

A Prefeitura de Imperatriz, através da Secretaria Municipal de Educação, Semed, fez o maior investimento em Sistema de Energia fotovoltaica do Brasil. Nesta quarta-feira, 11, o prefeito Assis Ramos, acompanhado do secretário de Educação, Josenildo Ferreira, assinou ordem de serviço para implantação do sistema de energia solar.
Evento realizado no Centro de Educação Municipal Madalena de Canossa contou com participação da comunidade escolar e secretariado da gestão municipal para este marco histórico para educação de Imperatriz. “É uma satisfação muito grande receber esse projeto. Um sonho da comunidade escolar tornando-se realidade. É uma ousadia da gestão municipal e por isso quero parabenizar e agradecer a todos que estão à frente desse projeto que possibilitará a climatização das 12 salas de aula”, agradeceu Magno Ribeiro, gestor da instituição.
O investimento contempla 32 escolas do município que receberão placas de energia solar. Essas unidades abastecerão toda a rede municipal no consumo elétrico de forma limpa e sustentável. Um investimento que ficará para a história da cidade e do Brasil, pois corresponde a 10% de toda a energia solar utilizada no nosso estado. Isso irá baratear a conta de energia elétrica e viabilizará a climatização das 147 unidades de ensino.
“A Semed fez um investimento certo. Já tínhamos uma ideia global do que essa ação iria proporcionar, mas com essa atitude teremos como manter o custeio e sustentabilidade da climatização, uma preocupação que também era do prefeito Assis Ramos. Tenho a certeza que vamos fazer muito mais até o final de 2020”, destacou Josenildo Ferreira, secretário de Educação.
Orçado em R$ 10,1 milhões, com o investimento, fruto de precatório do Fundef, serão adquiridos 7.728 painéis solares que estarão instalados até 2020 e utilizáveis por 25 anos. É a gestão Assis Ramos fazendo história em Imperatriz.
“Estamos deixando um legado para a economia de energia com o maior investimento nessa área em todo o país. Estamos chegando na frente. A economia viabilizará o custeio da climatização, pois foi uma das primeiras necessidades que percebi nas instituições de ensino, com as visitas frequentes que faço e com as palestras contra às drogas. Escolas que não ofereciam a menor condição de aprendizado aos alunos devido ao calor excessivo. Por isso, aliamos os dois projetos e agora sinto-me com dever cumprido. Vamos fazer muito mais, superando os obstáculos, pensando em melhorar ainda mais nossos índices de qualidade na educação”, frisou Assis Ramos.
Para abrilhantar ainda mais o evento, alunos das escolas municipais Santa Laura e Santos Dumont apresentam pesquisas ao prefeito Assis Ramos e ao secretário de Educação Josenildo Ferreira. Os trabalhos versam sobre os benefícios da energia solar para os cofres públicos e para o meio ambiente expostos também durante a Mostra Cientifica Municipal.  

Imagens:

Nenhum comentário:

Postar um comentário