sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Declaração de Rendimentos estará disponível no Portal do Servidor

INOVAÇÃO E TRANSPARÊNCIA

Sistema online facilita a vida de servidores que antes precisam se descolar e enfrentar filas

por Ariel Rocha

A partir de segunda-feira, 02 de março, estará disponível no portal da Prefeitura a emissão da Ficha Financeira Anual de Rendimentos, para fins de Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física referente ao exercício financeiro de 2019. Pelo segundo ano consecutivo, o dispositivo online facilita a vida dos servidores municipais, já que a emissão do documento era apenas realizada no Departamento de Recursos Humanos e em algumas secretarias.
De acordo com o superintendente da área de Tecnologia e Informação, Derek Cunha Lima, da Secretaria de Administração, Seamo, a ferramenta gera praticidade no processo de efetuar a declaração. O acesso poderá ser feito de qualquer computador ou smartphone. “Quem tiver o cadastro no portal do servidor vai ter acesso, tanto ao contracheque quanto à declaração de rendimentos. Caso não tenha cadastro, poderá fazê-lo no site com suas informações pessoais e a matrícula funcional”, destacou.
A emissão no site segue a iniciativa da gestão, que realiza uma série de medidas modernizadoras no intuito de facilitar a vida dos funcionários, como é o caso do contracheque online, que gera a economia de mais de 100 mil reais ao ano. O secretário da Seamo, José Antônio Pereira, explica que “além de evitar o desgaste para os funcionários que antes precisam se locomover e enfrentar filas, a emissão virtual traz toda a informação possível, e, assim, garante mais transparência na gestão”.
Passo a Passo
Para obter as informações financeiras, profissionais podem ir à aba Transparência do site da Prefeitura de Imperatriz e acessar o Portal do Servidor. Na área de serviços online, poderá abrir seu cadastro individual e conferir na lista de contracheques o comprovante de rendimentos, que estará disponível em formato PDF, pronto para impressão.
Regras de obrigatoriedade da Receita Federal:
São obrigados a declarar o Imposto de Renda os contribuintes que receberam rendimentos tributáveis (como salários e aluguéis), cuja soma anual foi superior a R$ 28.559,70.

Imagens:

Nenhum comentário:

Postar um comentário