sábado, 1 de fevereiro de 2020

Guarda Municipal participa de treinamento de fiscalização ambiental

FORMAÇÃO

Medida visa capacitar os agentes em diversas áreas de atuação

por Léo Costa

Como parte do curso de formação da Guarda Municipal de Imperatriz, GMI,  agentes de segurança do município estão participando de treinamentos sobre as práticas da fiscalização ambiental e relacionadas à poluição sonora. A capacitação é ministrada pela Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Semmarh.
“Objetivo é habilitar os agentes, apresentando-lhes os conceitos de aplicação de infrações ambientais, através de uma parceria da Semmarh com o comando da Guarda Municipal. Entendemos que nunca é demais a adoção de medidas de fiscalização e preservação do meio ambiente”, disse Rosa Arruda, titular da Semmarh.
Segundo o comandante da GMI, José Ribeiro, a ideia é que todo o efetivo, formado por 84 agentes, seja capacitado para que a equipe possa ter conhecimento mais detalhado sobre o processo de fiscalização e infrações ambientais.
“Estamos capacitando gradativamente o nosso efetivo e essa parceria com a Secretaria do Meio Ambiente fortalece nossa ação. Ela é parte do conteúdo de formação dos guardas municipais. Na medida em que eles vão participando das capacitações, aumentam o conhecimento em diversas áreas de atuação”, destacou.
A Guarda Municipal, conforme disposição do § 8º, do artigo 144, da Constituição Estatuto Geral das Guardas Municipais, Lei 13.022/2014, possue as mesmas prerrogativas e obrigações legais que os demais servidores municipais, podendo também auxiliar os outros órgãos de segurança pública, tais como: a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Ferroviária Federal, Polícia Civil, Polícias Militares e os Corpos de Bombeiros Militares. Quanto ao porte de arma, os guardas municipais estão autorizados a usá-las de acordo com a Lei 10.826/2003, art.6º, III,IV,§.1º e §.3º.

Imagens:

Nenhum comentário:

Postar um comentário