domingo, 16 de fevereiro de 2020

Secretaria de Saúde alerta população sobre importância da atualização da caderneta de vacina

ATENÇÃO BÁSICA

Seguir as indicações de imunização é a melhor forma de prevenir doenças

por Kalyne Cunha

Faz parte da atuação da Secretaria Municipal de Saúde, Semus, o alerta à população sobre a atualização da caderneta de vacina, que poderá ser realizada na Unidade Básica de Saúde, UBS, mais próxima.
A coordenadora da UBS Vila Lobão, Antônia Patrícia, pontua a importância da população manter o esquema vacinal em dias. “A vacinação é um dos pontos mais importantes para a saúde do ser que deve ser iniciada logo após o nascimento dos filhos, pois o controle vacinal será utilizado e requisitado durante toda a vida, inclusive na fase adulta.   Por isso é importante o responsável se preocupar em seguir as indicações de imunização para a prevenção de doenças”.
Para atualizar a caderneta de vacina, basta o usuário procurar uma unidade de saúde mais próxima do seu bairro e apresentar a caderneta de vacinação junto ao cartão do Sistema Único de Saúde, SUS. Quem perder a caderneta de vacinação é preciso voltar à unidade onde costuma se vacinar, para refazer o documento.
Antônia Patrícia enfatiza que, “a gestão do prefeito Assis Ramos, por entender a importância da atualização vacinal, disponibiliza durante o ano inteiro as vacinas do calendário anual do Ministério da Saúde, ofertadas gratuitamente pelo SUS, durante todo o ano nas UBS”.
Já autônoma, Célia Carvalho, 44 anos, aproveitou a campanha contra o sarampo para verificar se a filha de 10 anos precisaria ser vacinada. “Trouxe a caderneta de vacinação para saber se a minha filha pode tomar a vacina do sarampo, mas o calendário vacinal dela está completinho. A trouxe comigo, mas não precisou tomar. Para mim, a atualização da caderneta vacinal é muito importante para prevenir as doenças”, explica.
A digitadora da UBS Vila Lobão, Tatiana Noleto, é responsável pelo setor de administração de vacinas, ela explicou como a população terá acesso à vacina Pentavalente, que esteve em falta em todas as UBS do país. “Desde agosto, a vacina estava em falta, mas o Governo Federal está regularizando aos poucos pelo Ministério da Saúde. A Pentavalente e a DTP já estão disponíveis em todos os postos de saúde de acordo com a demanda. Aqui na UBS Vila Lobão a procura foi tão grande que a nova remessa da vacina estará disponível na tarde da quarta-feira, 19. Ninguém vai ficar sem a vacina, a imunização faz parte do calendário de rotina das unidades”.
A unidade de saúde da Vila Lobão fica aberta das 8 às 17h, diariamente. O Calendário Nacional de Vacinação contempla um público diversificado, como crianças, adolescentes, adultos, idosos, gestantes e povos indígenas. O SUS disponibiliza 19 vacinas para mais de 20 doenças.


Imagens:

Nenhum comentário:

Postar um comentário