quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

WhatsApp é principal canal utilizado pela população em denúncias

TRANSPARÊNCIA

Comunidade pode trazer à tona suas demandas pelos canais públicos de comunicação

por Ariel Rocha

O aplicativo de mensagens WhatsApp é a principal ferramenta de comunicação escolhida pela população na hora de apresentar denúncias à Ouvidoria Geral do Município, OGM, de Imperatriz. Em 2019, foram 850 imputações realizadas para o número oficial do órgão pelo aplicativo, em contrapartida às 330 executadas no portal online da Prefeitura e 326 via ligação telefônica. Além das 165 denúncias feitas em atendimento pessoal e 100 com visitas in loco.
OGM é o setor da Administração Pública responsável por aproximar a população da gestão municipal. É por meio dela que a comunidade pode trazer à tona suas demandas e, assim, atingir soluções para as demandas apresentadas. O sistema é baseado no envio das denúncias para as secretarias municipais e no acompanhamento constante da Ouvidoria para constatar se as solicitações estão sendo solucionadas ou não.
Para o universitário João Carlos Alcântara, o fato do órgão disponibilizar um número no aplicativo para contato direto é uma maneira de facilitar essa ponte que o setor representa entre a população e a Prefeitura. “Uma parte considerável da população tem conta no WhatsApp e estabelece o aplicativo como principal meio de comunicação no dia-a-dia. Disponibilizar essa forma de contato mostra também uma preocupação em acompanhar as tendências e modernizar os serviços”, explicou.
A Ouvidoria registrou 1.771 denúncias de cidadãos durante o ano passado. Dessas, o órgão municipal concluiu 70% no período, com continuidade de demandas restantes para resolução em 2020. A Ouvidoria registra também reclamações, solicitações, sugestões e elogios. Além de efetuar o acompanhamento de conselhos, contratos e licitações, assim como atividades realizadas no Sistema Único de Saúde, SUS.
O Ouvidor Geral do Município, Carlos Lima, destaca que o amplo acesso às ferramentas da OGM mostra o trabalho fiscalizador da gestão pública de Imperatriz. “É um dos principais mecanismos da Administração Pública. As pessoas têm suas demandas registradas, repassamos para as incumbências responsáveis e acompanhamos o andamento de cada denúncia, até a sua resolução final”, explicou.
E quais são os canais de atendimento da Ouvidoria Geral do Município?
WhatsApp Público: (99) 99100-7184
Registro de demandas pela internet, preenchendo formulário no www.imperatriz.ma.gov.br/ouvidoria
Também presencialmente na sede do órgão, que fica na Rua Godofredo Viana, nº 484, no Centro, das 8h às 14h, com o funcionamento de segunda a sexta-feira

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