quinta-feira, 26 de março de 2020

Aulas online nas faculdades surgem como alternativa nesse cenário de pandemia da Covid-19



Num momento em que evita-se o contato social por conta do possível contágio do novo coronavírus (Covid-19) e diversos setores da sociedade têm atividades suspensas, inclusive na Educação - visto o decreto 35.662, do Governo do Estado que suspende as aulas na rede pública e privada -, as aulas on-line surgem como alternativa das faculdades de Imperatriz para dar sequência ao calendário e manter o ritmo dos estudos dos alunos junto aos professores.
Na última quarta-feira (18), o Ministério da Educação (MEC), através de uma portaria, permitiu o ensino à distância para os cursos presenciais das universidades e institutos federais, além das faculdades privadas, para realizar aulas através da internet para amenizar os desfalques no calendário acadêmico.
Em Imperatriz, as faculdades já estão adotando esse estilo de aulas digitais. Um exemplo é a Facimp Wyden que adotou oficialmente a partir dessa semana, para todos os estudantes dos cursos de graduação presencial, esse modelo de aulas transmitidas interativas ao vivo pelo próprio professor de cada disciplina, acontecendo nos mesmos dias e horários em que eram realizadas as aulas presenciais.
O professor dos cursos de Redes de Computadores e Sistemas de Informação da Facimp Wyden, especialista em assuntos sobre tecnologia, Paulo Henrique, comenta sobre a relevância desses métodos de ensino remotos, que podem complementar a forma tradicional de ensino presencial. “Esse é o momento certo para acostumar professores e estudantes num ambiente de aprendizado mais inovador, interativo e imersivo, pois estamos num mundo conectado e devemos usar a tecnologia e a internet em prol do nosso aprendizado”.
“Em tempos de pandemia do coronavírus, várias áreas profissionais têm tido a necessidade de se reinventar. Logo, a utilização dos recursos digitais disponíveis para a manutenção das atividades acadêmicas é crucial, pois garantem que a rotina mantenha-se o máximo normalizada possível no que tange as instituições de ensino superior”, aponta o Coordenador Geral de Graduação da Facimp Wyden, Marcos Diego, sobre a nova alternativa no ensino superior nesse período de quarentena.
“Nos adaptamos rápido a essa nova plataforma de ensino e estamos conseguindo ter aulas normalmente, sem sair do nosso cronograma, todos em casa e com segurança”, relata a acadêmica do 3° período de Arquitetura e Urbanismo, Brenda Valuar, sobre as aulas remotas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário