quarta-feira, 18 de março de 2020

Prevenção ao Novo Coronavírus: Atividades com aglomeração de pessoas estão paralisadas em Imperatriz

COVID-19

Diversos órgãos, instituições públicas e privadas paralisaram temporariamente as atividades

Por Ariel Rocha

Apesar de não haver casos do Novo Coronavírus (Covid-19) confirmados no Maranhão até esta terça-feira, 17, é essencial que a população tenha cautela em relação a essa doença infecciosa. Decreto estadual embasou a suspensão de eventos com aglomeração de pessoas, a fim prevenir a transmissão do vírus, ainda na segunda-feira, 16. Aulas presenciais nas escolas particulares, da rede municipal, estadual, instituto federal e universidades também foram suspensas pelos próximos 15 dias. Medidas obedecem as recomendações divulgadas pelo Ministério da Saúde.
Estão interrompidas as emissões de alvarás pela Secretária de Planejamento Urbano, Seplu, para a realização de eventos em espaços públicos e em locais com grande participação de pessoas. A Secretaria de Desenvolvimento Social, Sedes, suspendeu as atividades da Casa do Idoso, Serviços de Convivência e Fortalecimento e Vínculos, CRPD, Centro de Referência de Assistência Social, CRAS, Restaurante Popular e Criança Feliz. Já os s serviços essenciais da Proteção Especial serão mantidos: CREAS, Centro Pop e Abrigos. A orientação é que os servidores e usuários que se encontrarem com sintomas de problemas respiratórios não devem se apresentar por medidas de segurança de saúde.
Em razão das ações de prevenção, a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Semmarh, adiou as comemorações alusivas à Semana Municipal da Água, que seriam realizadas entre os dias 16 e 20 de março, em diversos pontos da cidade. Já o lançamento do concurso gastronômico "Prato Campeão", inicialmente previsto para quarta-feira, 18, também ocorrerá em nova data a ser definida.
Na Câmara Municipal de Imperatriz, foi paralisado o acesso do público ao órgão administrativo, galeria do plenário e também decretado a interrupção do ponto eletrônico para todos os servidores, por pelos menos 15 dias. Porém o trabalho legislativo da casa continua.
A população deve tomar algumas precauções e cuidados para prevenir o Covid-19. São eles: lavar periodicamente bem as mãos com água e sabão; usar álcool em gel quando não for possível fazer essa lavagem; evitar tocar no rosto e tapar o nariz e boca ao espirrar ou tossir. Manter os ambientes bem ventilados, não compartilhar objetos pessoais e evitar aglomerações também fazem parte das recomendações.
Comitê Gestor Municipal de Enfrentamento ao Coronavírus, encabeçado pela secretarias Municipal e Estadual de Saúde, definiu o atendimento aos casos suspeitos na cidade. Quem apresentar sintomas de gripe, deve procurar as Unidades Básicas de Saúde e não os hospitais. Nos casos suspeitos, a pessoa será encaminhada à Unidade de Pronto Atendimento, UPA São José, onde será feita a coleta de material para exames e orientado o isolamento domiciliar enquanto não sair o resultado do teste.

Imagens:

Nenhum comentário:

Postar um comentário