quinta-feira, 16 de abril de 2020

Cuidados com grávidas e puérperas durante a pandemia do novo coronavírus

COVID-19

Programa de Saúde da Mulher  fez a padronização de todo o fluxo de atendimento dessas  gestantes na Unidade Básica de Saúde

por Islene Lima

Diante da pandemia da Covid-19 e considerando suas implicações na atenção a saúde da gestante como das mulheres que acabaram de dar a luz, que a Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Saúde, dá assistência e cuidados redobrados para que tanto a mãe como o bebê, sejam atendidos e acompanhados conforme as orientações da Organização Mundial de Saúde, OMS.
De acordo com pesquisas e dados do Ministério da Saúde, os riscos para gestantes e puérperas são reais. Por isso, todos devem ficar atentos, visto que o acompanhamento do pré-natal continua, mesmo diante do isolamento. 
"É normal algumas mudanças no corpo da mulher durante a gestação e no sistema imunológico, entretanto, é importante distinguir e se proteger, tomando medidas de precauções contra a Covid-19. Ressaltando que em caso de febre, tosse ou dificuldades para respirar,procure o profissional de saúde que lhe acompanha"; explica Thamisa Fialho Rodrigues, coordenadora do Programa de Saúde da Mulher. 
Ela esclarece também que em Imperatriz as medidas protetivas às gestantes estão sendo aplicadas. "Estamos atendendo normalmente as gestantes, porém, com horários alternados, para evitar aglomeração. Cada mulher é avisada  de seu horário da consulta, operando com intervalos de 40 minutos entre uma e outra para o ar circular pelo consultório,abrindo portas e janelas . Temos os exames laboratoriais para as gestantes, ou seja, estamos trabalhando para que essa mulher tenha uma gestação tranquila e segura". 
Vale ressaltar que o Programa de Saúde da Mulher  fez a padronização de todo o fluxo de atendimento dessas  gestantes na Unidade Básica de Saúde, de forma ordenada por meio de agendamento, prestando a assistência às gestantes e também assegurando a proteção dos profissionais da saúde que estão a frente.  
Os atendimentos são:
Via celular pela recepção da Unidade de Saúde.
Via celular  pela equipe de agentes comunitários de saúde.
Via celular da enfermeira responsável pela Equipe de Estratégia de Saúde da Família.
As gestantes devem ter as mesmas precauções para evitar a infecção pela Covid-19, como: Higienizar as mãos com álcool em gel ou água e sabão; manter um espaço seguro entre você e as outras pessoas; evitar tocar olhos, nariz e boca; se tiver febre, tosse ou dificuldade para respirar procurar assistência médica o mais rápido possível; e as gestantes e as puérperas, incluindo as afetadas pelo novo coronavírus, devem continuar com suas rotinas de acompanhamento médico. informou Thamisa.

Imagens:

Nenhum comentário:

Postar um comentário