quinta-feira, 30 de abril de 2020

Diversas ações da Prefeitura operam no combate ao coronavírus

COVID-19

Enfrentamento da doença conta com mais profissionais, estrutura e medidas de apoio à população

por Ariel Rocha

Ampliação, investimento e assistência definem ações da Prefeitura no combate ao novo coronavírus, Covid-19. Imperatriz conta com mais 146 novos leitos, sendo eles de isolamento, adicionais, exclusivos e de UTI, distribuídos no Hospital Municipal de Imperatriz, HMI, UPA São José e nos dois Hospitais de Campanha construídos pelo município. Centenas de profissionais da saúde, que prestaram concurso público em dezembro de 2019, foram convocados antecipadamente para auxiliar no enfrentamento à doença.
A rede tem mais médicos especialistas e da saúde da família, enfermeiros e técnicos de enfermagem, além de farmacêuticos e fisioterapeutas, tudo no sentido de fortalecer o sistema de saúde neste momento delicado. Quatro Unidades Básicas de Saúde, UBS, passaram a operar com horário estendido e a UPA São José conta com 1.895 kits para testes rápidos do Covid-19. Também foi feita a convocação de 84 agentes da Guarda Municipal para atuação de segurança nestes locais e em outros pontos da cidade.
O agente municipal de trânsito, Ariston Andrade de Brito, define a superação da Covid-19 como uma nova oportunidade de vida. Ele foi recuperado da doença após 13 dias de internação, tendo sido atendido duas vezes no HMI durante o tratamento. “O atendimento no hospital foi rápido e tranquilo. O que achei legal foi a questão do médico, que já na triagem agilizou muito o processo, me colocou como suspeita e rapidamente fui submetido aos exames de imagem e fiquei isolado”, explicou.
Ainda segundo o agente, é importante lembrar dos riscos que todos os profissionais de saúde e de segurança pública correm nesse momento, por conta do serviço essencial que prestam. Ele ressalta que o trabalho da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, Setran, não parou na cidade. “Mesmo no hospital, acompanhei o trabalho dos colegas por mensagens. Eu como agente me sinto orgulhoso e com a sensação de dever cumprido a cada dia que passa. Estamos dispostos a ajudar, apesar dos riscos, mas esse é um serviço essencial”, declarou.
Para assistir os mais de 45 mil alunos da rede municipal de ensino durante a suspensão das aulas, a Secretaria de Educação, Semed, reverteu a merenda escolar em kits de alimentos entregues às famílias. Para a dona de casa Joseane Tinoco, que tem uma filha na educação infantil, o kit veio em boa hora e representa um alívio pra família. “Fiquei bem feliz quando soube que a Prefeitura ia fazer isso de entregar cestas para as famílias. Ficamos aliviados também, pois com certeza essa é uma ajuda enorme para todos nós”.
Já a Secretaria de Desenvolvimento Social, Sedes, reativou o Restaurante Popular, que funciona agora com a venda de marmitex no valor de R$ 2,00, além de distribuir 8,2 toneladas de alimentos para famílias assistidas pelo Centro de Referência de Assistência Social, CRAS. Os imperatrizenses que consomem até 220 KWh/mês, enquadrados na tarifa social de energia elétrica, estão isentos da taxa de iluminação pública por 90 dias
A aquisição de lotes de Equipamentos de Proteção Individual, EPIs, para o trabalho seguro na saúde e medicamentos gerais e específicos também fazem parte das ações, assim como o funcionamento da usina exclusiva de gases medicinais, no Hospital de Campanha. O intenso trabalho da Prefeitura para minimizar os efeitos da pandemia em Imperatriz não param, o serviço é diário e está sendo desenvolvido em todas os setores.

Imagens:

Nenhum comentário:

Postar um comentário