segunda-feira, 13 de abril de 2020

Famílias recebem sugestões de atividades lúdicas pelo whatsapp

INCENTIVO

Calendário letivo será adequado para reposição das aulas sem prejuízo aos alunos

por Kayla Pachêco

Preocupada com a quebra na rotina de aprendizagem de seus alunos, a pedagoga Nilmaria Vieira resolveu criar um grupo de whatsapp para propor sugestões de atividades lúdicas que auxiliem as famílias durante o período de distanciamento social. 
A iniciativa individual da professora de duas turmas de 1º ano na Escola Municipal Santa Maria, no bairro Nova Imperatriz, chamou a atenção da comunidade, pois segundo a equipe da Secretaria Municipal de Educação, Semed, todas as aulas referentes ao período letivo suspenso serão repostas, sem prejuízo à aprendizagem dos alunos.
Por telefone, a professora contou que, como seus alunos estão na fase inicial da alfabetização, quando aprendem a ler, as dicas são suportes para que os pequenos tenham contato diário com o mundo letrado. “Sabemos da diversidade de nosso público, a maioria das famílias não tem computador em casa nem acesso à internet, mas há uma gama de jogos e brincadeiras que podem estimular o aprendizado e a interação em família com materiais de fácil acesso, alguns reutilizáveis”, detalha. 
Sobre as orientações aos pais e responsáveis dos mais de 45 mil estudantes matriculados na rede municipal, o prefeito Assis Ramos explica que, pela diversidade do público atendido da rede, é inviável manter rotina de aulas por tecnologia remota, como o sistema de videoaulas.
“Atendemos crianças desde o berçário até o 9º ano do Ensino Fundamental em 147 unidades diferentes, inclusive na zona rural. Padronizar um modelo de ensino à distância a um público muito diverso não garantirá o aproveitamento unificado, motivo pelo qual nossa equipe está adequando o calendário para que não haja prejuízo. Queremos parabenizar o compromisso e dedicação da professora, uma atitude exemplar à toda a rede municipal, mas ressaltamos que se trata de uma iniciativa individual e muito louvável”. 
Segundo o secretário municipal de Educação, José Antonio Pereira, as equipes do Setor Pedagógico têm mantido contato diário com gestores para envio de sugestões de leitura e demais atividades às famílias. 
“A Secretaria tem enviado arquivos em PDF com livros, gibis, bem como links de sites e aplicativos de jogos para que sejam repassados às famílias pelas redes sociais.  O objetivo da gestão municipal é contribuir, dentro das possibilidades, para que todos os alunos continuem tendo oportunidade de aprender mesmo durante a quarentena. Por isso, nossas equipes estão mobilizadas na distribuição dos kits de alimentação, enviando para casa dos alunos a merenda que seria consumida na escola durante as aulas”.
Apoio - Mãe da pequena Rebeca, uma das alunas da turma da professora Nilmaria, a vendedora Kênnia Santos observa que os dias de isolamento têm sido melhor aproveitados com as dicas enviadas pelo whatsapp. "Eu não tenho formação superior, mas sempre busco formas de acompanhar e estimular o aprendizado dos meus filhos acompanhando a rotina escolar. Mas desde que as aulas foram suspensas estava com dificuldade de ajudar minha filha porque ela ainda não sabe ler. As atividades da professora vieram em boa hora". 

Imagens:

Nenhum comentário:

Postar um comentário