quinta-feira, 23 de abril de 2020

Prefeitura notifica Sellix Ambiental sobre prestação de serviços

PREVENÇÃO

Empresa também precisa se adequar às normas de prevenção ao novo coronavírus

por Rafael Pestana

Nesta quarta-feira, 22 de abril, a Secretaria de Limpeza Pública, SLP, notificou a Sellix Ambiental. A empresa é terceirizada da Prefeitura de Imperatriz para realização da coleta de resíduos domiciliar na cidade. As notificações cobram um parecer da empresa em relação às reclamações de irregularidade da coleta em alguns bairros, assim como solicita o restabelecimento integral do serviço em caráter de urgência. A SLP também notifica a empresa sobre a inadequação do efetivo de trabalhadores por equipe. Atualmente a Sellix mantém 8 servidores, quando o padrão exigido para a execução das atividades é de 22 agentes.
O secretário de Limpeza Pública, Juandré da Silva Oliveira, destaca que, "o serviço é indispensável para a população, por isso, a SLP não irá mais aceitar o atraso na coleta domiciliar. Além disso, estamos notificando a empresa a respeito do fardamento dos nossos coletores, tendo em vista que algumas vestimentas e equipamentos não estão sendo fornecidos. Outra demanda que solicitamos em nossas notificações, é que a Sellix cumpra as normas de Segurança, Higiene e Medicina do Trabalho, garantido assim que todos trabalhem com os devidos equipamentos de prevenção à Covid - 19."
Ao todo, as quatro notificações extrajudiciais da Prefeitura, por meio da Secretaria de Limpeza Pública, foram encaminhadas para a Sellix Ambiental para dar conhecimento que a SLP vêm cumprindo seu papel como fiscalizadora dos serviços que a empresa licitada presta à população. A partir da data de recebimento das notificações, a empresa possui até 48 horas para atender as solicitações e regularizar as ações em consonância com as cláusulas contratuais com o município. Caso as demandas não sejam atendidas, a Prefeitura tomará as medidas cabíveis, incluindo notificação ao Ministério Público.
Além da coleta domiciliar, nesta quarta-feira a SLP realiza o mutirão de serviços do arrastão da limpeza, com roço, varrição manual, paliação de montes e remoção de pontas de lixo e de entulhos na BR - 010, na avenida Pedro Neiva de Santana e nas ruas Rafael de Almeida e Dorgival Pinheiro de Sousa. As equipes de remoção de entulhos também atuam nos bairros Nova Imperatriz, Morada do Sol e Bacuri. Já na Vila Lobão e Vila redenção as equipes fazem a poda e remoção de gralharias e resíduos verdes.
As equipes responsáveis pela limpeza e manutenção das praças trabalham na do Seu Osvaldo, Sagrada Família, do Evangelho, da Voz, Frei Damião, Calango, Vila Fiquene e Cafeteira. Ainda com atendimento presencial suspenso, a SLP disponibiliza o telefone (99) 99162-6101, de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h, para a solicitação de serviços, incluindo o agendamento do Cata Treco, que realiza a coleta de móveis e outros bens inutilizáveis, com prazo de três dias úteis, contando a partir da data do agendamento, até o recolhimento dos trecos. Já o recolhimento de entulhos e gralharias possui prazo de até sete dias úteis, pois são atividades realizadas por outras equipes.

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