quarta-feira, 29 de abril de 2020

Site desenvolvido por acadêmicos de Imperatriz identifica e ajuda no combate das fake news sobre a pandemia


Os alunos do 3° e 4° períodos do curso de Sistemas de Informação e de Análise de Sistemas da faculdade Facimp Wyden desenvolveram um projeto na disciplina de Tópicos e Desenvolvimento de Sistemas, ministrada pelo professor Paulo Henrique, que desenvolveu um site, o Infocovid, que serve como uma base de consultas sobre as notícias veiculadas sobre a pandemia do novo coronavírus, identificando os fatos ou as fake news do assunto.
A consulta sobre a veracidade nas notícias é feita pela própria comunidade, que pode adicionar o link da matéria e identificar se aquela notícia é confiável ou não, incluindo e exibindo um status a partir de então sobre aquele endereço da internet.
Além da consulta, o site conta com um painel informativo, com os dados atualizados sobre o coronavírus, um resumo diário com gráficos expondo as estatísticas e informações sobre os sintomas e como se prevenir nessa pandemia.
“Hoje em dia qualquer um pode ter um blog e colocar lá qualquer tipo de linguagem ou filtro de que quiser. Diante disso, podemos fixar que é muito difícil inibir isso, a não ser uma coisa, ter fontes confiáveis. Com verdadeiras fontes e, claro, um olhar minucioso sobre o que está na tela de nossos celulares ou computadores, fontes profissionais que trazem notícias corretas e que podem sim fazer sentido com a verdade”, comenta o professor da Facimp Wyden, Paulo Henrique, que lidera e coordena os alunos na dinâmica do site.
O link para acesso do site é: www.infocovid.info

Nenhum comentário:

Postar um comentário