sexta-feira, 3 de abril de 2020

Socorrão tem 7 leitos de isolamento para atendimento a casos do novo coronavírus

COVID-19

Ambientes foram montados seguindo normas técnicas do Ministério da Saúde

por Maria Almeida

Estão prontos no Hospital Municipal de Imperatriz, HMI/Socorrão, 7 leitos de isolamento para pacientes infectados pelo novo coronavírus. Após serem reformados, pela Prefeitura, os leitos das enfermarias do Posto 2, foram  destinados exclusivamente ao atendimento e tratamento do Covid -19.  
Os ambientes foram adaptados para as condições sanitárias indicadas pelo Ministério da Saúde com instalação de divisórias, pintura geral, climatização e reforma das instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias. Iniciativa faz parte do conjunto de ações de enfrentamento à pandemia.
“Estes leitos foram montados para abrigar casos mais graves da doença, em que as pessoas manifestem sintomas e não tenha condições de fazer isolamento social em casa”, explicou o secretário Alair Firmiano. 
Paralelo a esta ação, em aproximadamente 10 dias, a Prefeitura conclui o Centro de Referência Municipal para pessoas infectadas pelo novo coronavírus que contará com 50 leitos exclusivos para tratamento de casos suspeitos e confirmados, sendo 40 de enfermaria e 10 de UTI. 
O espaço funcionará no prédio do antigo Hospital Escola da Facimp – Rua Ceará esquina com Rua São João, bairro Nova Imperatriz. Outras medidas que reforçam os cuidados de prevenção e combate dentro da urgência e emergência são as capacitações contínuas e o uso de Equipamentos de Proteção Individual, EPI´s. 
“Criamos também um grupo dos protocolos para condução de casos suspeitos e montamos kits de paramentação para médicos, enfermeiros e técnicos que vão atuar no tratamento dos pacientes isolados”, informa a diretora do HMI, Marília Carvalho. 
Segundo ela, o kit contém máscara cirúrgica, máscara N95, óculos de proteção, avental descartável e luva para procedimento, kit para manuseio do paciente com aparelho PA, aparelho de glicemia, estetoscópio, termômetro, laringoscópio e cânulas de guedel (números 3,4 e 5).
Para enfrentamento da pandemia foi realizada convocação de 40 médicos de 118 especialidades no dia 20 de março, que irão atuar principalmente na prevenção do vírus. Profissionais haviam sido aprovados no último concurso, realizado em dezembro de 2019. A posse que só ocorreria em abril foi antecipada. “Estes servidores vão trabalhar conosco no Centro de Referência e nos ajudar a combater esta pandemia”, pontuou Alair.

Imagens:

Nenhum comentário:

Postar um comentário