segunda-feira, 27 de abril de 2020

Suzano lança ação para fortalecer vendas da agricultura familiar no Maranhão



Com a expectativa de fortalecer as vendas por delivery no estado, “A feira vai até você” visa garantir renda para as famílias apoiadas por projetos da empresa, em tempos de isolamento social
A Suzano, referência global na produção de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, elaborou um plano para minimizar os impactos gerados pela pandemia do novo coronavírus na agricultura familiar. A iniciativa “A feira vai até você” visa o fortalecimento do sistema de entrega domiciliar (delivery) nas vendas alimentos orgânicos e agroecológicos cultivados pelas comunidades apoiadas pela empresa por meio dos Programas de Desenvolvimento Rural e Territorial (PDRT), Colmeias e Extrativismo Sustentável.
“Estamos com várias ações para mitigar os efeitos em decorrência da pandemia junto às famílias atendidas pelos nossos projetos sociais e uma das nossas maiores preocupações foi, justamente, buscar alternativas para a agricultura familiar. Com as restrições aos pontos de venda (comércio, feiras livres, etc), ou a redução da circulação de consumidores, esses agricultores ficaram sem ter onde e para quem vender. Estamos falando de famílias em que até 80% da sua renda depende da agricultura”, destaca Ana Paula Pulito.
De acordo com Ana Paula Pulito, o objetivo é que, com a ação “A feira vai até você” e o fomento do delivery, os produtores consigam retomar as vendas durante a crise, e quem sabe, até depois dela. Este pode ser um novo nicho para esses agricultores”.
No Maranhão o modelo de entregas cestas delivery irá iniciar com a participação de 7 associações com um total de 29 agricultores e a expectativa é a venda de no mínimo 400kg de alimentos por semana.
Para isso, a Suzano irá fornecer toda a assistência técnica necessária para apoiar as comunidades parceiras desde a montagem das cestas, operacionalização da logística, até comunicação. A intenção é intensificar o uso das redes sociais e aplicativos de mensagens para a divulgação e incentivar a população a comprar dos pequenos produtores.
O plano contempla todos os estados com atuação da Suzano: Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul e São Paulo, totalizando 348 agricultores familiares beneficiados de 38 comunidades.
Juntas, essas comunidades pelo Brasil já comercializam 174 cestas semanais e a expectativa é que, com a ação, este número salte para 637 cestas por semana, o que corresponde a um incremento de 266% nas vendas por delivery. Serão cerca de 7,6 toneladas de alimentos orgânicos e agroflorestais entregues por semana, 30,4 toneladas ao mês.
Sobre a Feira vai até você
Para cada localidade, a Suzano irá elaborar material informativo, que serão amplamente divulgados por meio das redes sociais e aplicativos de mensagens para que a população conheça os alimentos cultivados e o telefone de contato das comunidades que estão trabalhando com delivery. As cestas serão preparadas pelos agricultores e entregues semanalmente nas residências dos consumidores que solicitarem o serviço.
Os produtos disponíveis vão de folhas, legumes, até polpas de frutas, geladões, bolos, tortas, mel, artesanatos, entre outros. “É importante reforçar que, além da comodidade de receber as cestas em casa e de ajudar na geração de renda dessas famílias, os consumidores terão à mesa alimentos naturais e livres de qualquer tipo de defensivo agrícola”, reforça Ana Paula Pulito
O sistema de delivery está disponível na região de Imperatriz e as pessoas podem solicitar o cardápio de produtos pelo telefone (99) 99175.7801.
Sobre os Programas
A ação contempla agricultores dos programas: Programa de Desenvolvimento Rural e Territorial (PDRT), Colmeias e Extrativismo Sustentável, que visam promover o fortalecimento das comunidades rurais vizinhas às unidades da Suzano, gerando renda e melhora na qualidade de vida dos pequenos produtores.
No Maranhão, os programas atuam junto às comunidades rurais, sendo atualmente 927 famílias beneficiadas, de 14 associações e 1 conselho, pertencentes aos munícipios de: Imperatriz, Vila Nova dos Martírios, Açailândia, São Pedro da Água Branca, Cidelândia e Buritirana (Maranhão), Darcinópolis e Angico (Tocantins) e Ulianópolis e Dom Eliseu (Pará).
As ações desenvolvidas são voltadas para potencializar as atividades de cada território, com apoio de assistência técnica fornecida pelos programas e tendo como premissa os princípios agroecológicos. São três eixos de atuação: gestão, produção e comercialização das associações participantes, permitindo que essas comunidades, capacitadas, conquistem sua autonomia e independência financeira.
No Brasil, mais de cinco mil famílias, em nove estados e mais de 118 localidades já foram beneficiadas pelos programas.

Sobre a Suzano
A Suzano, empresa resultante da fusão entre a Suzano Papel e Celulose e a Fibria, tem o compromisso de ser referência global no uso sustentável de recursos naturais. Líder mundial na fabricação de celulose de eucalipto e uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina, a companhia exporta para mais de 80 países e, a partir de seus produtos, está presente na vida de mais de 2 bilhões de pessoas. Com operações de dez fábricas, além da joint operation Veracel, possui capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano. A Suzano tem mais de 35 mil colaboradores diretos e indiretos e investe há mais de 90 anos em soluções inovadoras a partir do plantio de árvores, as quais permitam a substituição de matérias-primas de origem fóssil por fontes de origem renovável. A companhia possui os mais elevados níveis de Governança Corporativa da B3, no Brasil, e da New York Stock Exchange (NYSE), nos Estados Unidos, mercados onde suas ações são negociadas.

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