quarta-feira, 6 de maio de 2020

Guarda Municipal recebe a primeira de oito viaturas para operações na cidade

SEGURANÇA

Órgão se tornou realidade na gestão do prefeito Assis Ramos

por Dema de Oliveira

Na segunda-feira, 04, a Guarda Municipal de Imperatriz, GMI, recebeu a primeira de oito viaturas. Adquiridas para o trabalho ostensivo de segurança na cidade, veículos da marca Chevrolet, modelo S/10, são totalmente equipados e se juntam às seis motocicletas que já estão à disposição dos guardas. 
De acordo com o comandante da GMI, delegado Josenildo José Ferreira, outras viaturas foram adquiridas e já estão a caminho, para que se incorporar à frota. “As demais viaturas já estão sendo despachadas e podem chegar na cidade ainda essa semana. Caso haja necessidade futura, o nosso contrato tem um saldo disponível, para que possamos adquirir novos veículos”, explicou.
Somando as seis motocicletas que já chegaram e os oito veículos, todos compostos por giroflex, xadrez e demais equipamentos de segurança, a frota da GMI terá inicialmente 14 viaturas entre carros e motocicletas. 
 Em março, a GMI recebeu seis motocicletas. (Patrícia Araújo) 
A Guarda Municipal tem poder de polícia, conforme modificação na legislação desde o início de sua criação, com funções em segurança pública e de trânsito. “A GMI e as demais guardas municipais em todo o Brasil têm poder de polícia. Hoje contamos com 81 homens e mulheres, uma equipe que está com muita vontade de trabalhar, muito empolgada, tanto que a população já reconheceu o trabalho e tem elogiado a conduta que os guardas estão desempenhando no município de Imperatriz”, destacou Josenildo.
A Guarda Municipal é uma das instituições de maior relevância na estrutura organizacional dos municípios brasileiros. Criada pela Constituição de 1988, já está presente na maioria das cidades, contribuindo significativamente com a proteção da população, junto às demais instituições de Segurança Pública. No Maranhão, grande parte dos municípios já possui a sua Guarda Municipal. Em Imperatriz, somente a partir da gestão do Prefeito Assis Ramos se tornou realidade.
A Guarda Municipal de Imperatriz foi criada pela Lei Ordinária 1.694/2017, e, que tem como princípios mínimos:
I – Proteção dos direitos humanos fundamentais, do exercício da cidadania e das liberdades públicas
II – preservação da vida, redução do sofrimento e diminuição das perdas
III – patrulhamento preventivo
IV – hierarquia
V – disciplina
VI – moral
VII – ética
VIII – compromisso com a evolução social da comunidade
IX – uso progressivo da força



Imagens:

Nenhum comentário:

Postar um comentário