terça-feira, 19 de maio de 2020

Veja como será o novo fluxo de atendimento de casos suspeitos ou moderados de Covid-19

SERVIÇO

Centro Ambulatorial de Combate ao novo coronavírus funciona no Centro de Convenções

 por João Rodrigues

A Secretaria Municipal de Saúde, Semus, por intermédio da Atenção Básica, adotou a partir desta segunda-feira,18, novo fluxo de atendimento para pacientes suspeitos ou casos moderados do novo coronavirus.
Os pacientes com casos graves devem continuar procurando as UPA's, que por sua vez fazem a regulação para o Hospital Macrorregional de Imperatriz ou o Hospital Municipal de Campanha Covid-19.
A partir de agora, todos os pacientes que apresentarem sinais e sintomas clínicos sugestivos de Covid-19, com persistência por três a quatro dias, deverão ser encaminhados para o Centro Ambulatorial de Combate ao novo Coronavírus, que fica localizado no prédio do Centro de Convenções. 
Comunicado direcionado às equipes das Unidades Básicas de Saúde, UBS, assinado pela secretária de Saúde, Mariana Jales e a coordenadora da Atenção Básica, Sormane Branco diz que “o encaminhamento deverá ser realizado mediante o preenchimento da ficha de referência, contendo, primordialmente, o motivo e o histórico da doença atual”.
Segundo a coordenadora, caso seja necessário o paciente será submetido a tomografia, além do atendimento médico adequado com sua necessidade. Ambulatório da Covid-19 começou a atender, nesta segunda-feira, 18, no Centro de Convenções e tem a parceria da Prefeitura de Imperatriz que é responsável pela limpeza, gerador de energia e oxigênio.
Critérios para encaminhamento:
1. Febre e dois ou mais sintomas com persistência sem melhora por 3 a 4 dias.
2. Febre desaparece sem melhora dos outros sintomas (Atenção redobrada - Paciente pode estar entrando em fase de inflamação).
Principais sintomas clínicos:
- Febre
- Tosse seca
- Falta de ar
- Cefaléia persistente
- Desconforto na garganta (*bolo ao engolir*)
- Dor muscular, dor torácica
- Fraqueza
- Náuseas, vômitos, diarreia
- Perda de olfato e paladar.

Imagens:

Nenhum comentário:

Postar um comentário