sábado, 13 de junho de 2020

Entenda como funciona a contagem de casos de coronavírus em Imperatriz

Novo Coronavírus

No levantamento constam os casos confirmados até a hora da publicação, que é realizada em consonância com o boletim da Secretaria de Estado de Saúde

por Elton Sales

Funcionando de segunda à domingo, desde 24 de março de 2020 quando foi criado, o Núcleo de Enfrentamento à Covid-19, da Divisão de Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, realiza o monitoramento de casos notificados de coronavírus na cidade, por todas as unidades notificadoras da esfera pública e privada. Sendo responsável pelo acompanhamento e compartilhamento de informações sobre a pandemia.
Rede de Testagem:
•    Hospitais públicos e privados;
•    Unidades de Pronto Atendimento;
            o    UPA Bernardo Sayão (gestão estadual);
            o    UPA São José (gestão municipal);
•    Centro Municipal de Testagem (testes das 4 UBS para atendimento do COVID-19);
•    Laboratórios privados;
•    Farmácias e drogarias autorizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa.

Fluxo dos casos notificados

1- CHEGADA: Após a testagem em uma das unidades, é realizado o envio de notificação para o Núcleo. Para recebimento dos laudos dos testes na Vigilância em Saúde, não existe um prazo regular seja ele positivo ou negativo. Existem casos de testagem realizadas em paciente com mais de 30 dias dos sintomas iniciais, esses são classificados como caso recuperado* no exato momento em que a notificação chega para a equipe avaliadora.
2 - PESQUISA: É realizada uma verificação da nova notificação no banco de dados do Núcleo. Como existe a possibilidade de um mesmo paciente realizar testes em mais de uma unidade notificadora, o órgão mantém uma lista de casos que são divulgados e diariamente autentificados, excluindo duplicidades e atualizando status do paciente.
3 - INCLUSÃO: Após inclusão no sistema municipal, equipe revisa o caso e alimenta as demais esferas, federal e estadual, do novo paciente com caso confirmado* ou descartado;
No caso do governo federal, a notificação é feita no e-SUS VE, desenvolvido pelo DATASUS, do Ministério da Saúde, exclusivamente para atender a alta demanda de notificações devido à Covid-19, em alguns unidades os casos já vem notificados na plataforma federal. Sendo de responsabilidade do Núcleo, apenas a checagem e confirmação. 
E no estado, o envio é feito desde 7 de junho de 2020, no Sistema de Notificação Covid-19 Maranhão, que tem dinamizado o envio de laudos, que antes eram recebidos por e-mail da Secretaria de Estado de Saúde.
4 - MONITORAMENTO: 6 servidores realizam ligações diárias, durante 14 dias, acompanhando os pacientes e seus sintomas. Classificados como casos ativos* ou recuperados. Em média, são realizadas cerca de 250 ligações por dia. Objetivo é avaliar cada paciente notificado positivo pelas unidades e, além disso, reforçar as medidas de isolamento social que essas pessoas devem respeitar ainda mais.
5 - NÚMEROS NO BOLETIM: No final do dia,  Núcleo reúne todas as informações. Classificação no monitoramento, listas de pacientes confirmados e internados nas unidades hospitalares, e a lista de confirmação dos óbitos enviados para a comissão revisadora. Assim os dados divulgados diariamente são os mais consolidados pelo Município e, em alguns casos, é preciso checagem junto às unidades notificadoras e regional de Saúde.

Imagens:

Nenhum comentário:

Postar um comentário