segunda-feira, 15 de junho de 2020

Imperatriz tem o melhor número do nordeste de pessoas com imunidade à Covid-19

NOVO CORONAVÍRUS

Dados demonstram que a cidade também está entre as 15 do país

por Luana Barros

Imperatriz é a cidade do Maranhão com maior proporção da população com anticorpos da Covid -19, pós-contágio. Dado foi divulgado na quinta-feira, 11, por meio do Estudo Epicovid19-BR, da Universidade Federal de Pelotas e Ibope. Segundo pesquisa, cidade é a primeira do Nordeste e está entre as 15 cidades com maiores prevalências do Brasil.
Em Imperatriz, foram 250 pessoas entrevistadas, 35 testaram positivo para coronavírus e uma proporção de 16,5% com anticorpos. Em São Luís, 232 pessoas testadas e 13 pessoas tinham sido infectadas, em 6,6 % havia anticorpos.
Em outros municípios do Maranhão a proporção ficou assim: Bacabal 4,7%; Presidente Dutra 8,8%; em Caxias 1%. Já no Nordeste, outras cidades também tem proporção menor que Imperatriz; como é o caso de Fortaleza com 15,6% e Maceió 12,2%.
“Temos o melhor percentual de pessoas que desenvolveram anticorpos, sinal que tiveram contato com o vírus e ficaram recuperados. Imperatriz fica entre as três capitais do Nordeste com maior número de pessoas consideradas imunes, ou seja, com anticorpos”; explicou o secretário de Governo, Eduardo Soares.  
A Prefeitura de Imperatriz tem realizado uma série de ações que integram o Plano de Contingenciamento da Covid-19, envolvendo todas as secretarias municipais. “Contra a pandemia, fizemos um grande trabalho. Temos o primeiro Hospital de Campanha do Maranhão, onde já demos mais de 160 altas a quem chegou ali entre a vida e a morte. Também estruturamos a UPA do São José e, das 38 Unidades Básicas de Saúde, 4 estão funcionando em regime de ambulatório das 8h às 20h, lá o médico constatando a doença já entra com a medicação na hora. Somos o primeiro município que tem três vezes mais recuperados do que infectados. E, estabelecemos regras que, se obedecidas, mas nos possibilitar vencer essa batalha”; declarou Assis Ramos, prefeito de Imperatriz.
Sobre a pesquisa: O EPICOVID19-BR é um estudo coordenado pelo Centro de Pesquisas Epidemiológicas da Universidade Federal de Pelotas e financiado pelo Ministério da Saúde. Tem apoio do Instituto Serrapilheira, ABRASCO, Pastoral da Criança, programa da JBS Fazer o Bem Faz Bem. A coleta de dados é de responsabilidade do IBOPE Inteligência.
Esta foi a segunda fase do estudo e indicou aumento de 53% da população brasileira com anticorpos do novo coronavírus. Realizada entre os dias 04 e 07 de junho em 133 cidades espalhadas pelo Brasil, os pesquisadores concluíram 31.165 entrevistas e testes para o novo coronavírus. Em 120 cidades, incluindo 26 das 27 capitais (com exceção de Curitiba), foi possível testar pelo menos 200 pessoas, selecionadas por sorteio.
Com colaboração de Elton Sales

Imagens:

Nenhum comentário:

Postar um comentário