sexta-feira, 5 de junho de 2020

Prefeitura já instalou mais de 6 mil painéis fotovoltaicos nas escolas

ENERGIA SOLAR

Quantitativo chega aos 80% dos serviços programados

por Sara Ribeiro

Na semana do meio ambiente, a Prefeitura contabiliza mais de 80% de execução do projeto de energia limpa, sustentabilidade e economia na área da Educação. Nesta quinta-feira, 04, dos 36 espaços incluídos no projeto de implantação da energia solar nas escolas da Rede Municipal, 28 já contam com os painéis fotovoltaicos.
Frente de serviço executada pela Secretaria Municipal de Educação, Semed, é custeada com investimento de R$ 10,1 milhões do Precatório do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério, Fundef.
Objetivo da gestão municipal é colocar o sistema de energia solar em funcionamento até o retorno das aulas presenciais, suspensas em razão das medidas de prevenção da Covid-19. “Conforme divulgamos em dezembro de 2019, com o lançamento desse projeto, o prazo para execução dos serviços era até junho de 2020. Chegamos à reta final pontualmente como planejamos”, lembrou o prefeito Assis Ramos durante visita a duas escolas beneficiadas, a de Educação Infantil Jair Rosignoli e Santa Maria.
 Prefeito Assis Ramos durante visita a duas escolas beneficiadas, a de Educação Infantil Jair Rosignoli e Santa Maria. (Foto: Sara Ribeiro)
Com durabilidade média de 25 anos das 7.728 placas adquiridas, o custo-benefício também está no retorno financeiro, que vai gerar economia aos cofres públicos em mais de R$ 4 milhões ao ano.
“Foram instalados 6.718 painéis nas escolas e quadras poliesportivas. Além da economia para o tesouro nas contas de energia, a iniciativa reforça nossa ação em climatizar as 147 instituições de ensino do município, gerando ambiente adequado para a aprendizagem dos alunos”, explicou o secretário de Educação, José Antônio Pereira.


Imagens:

Nenhum comentário:

Postar um comentário