quarta-feira, 24 de junho de 2020

Prefeitura orienta sobre fogos de artifício e fogueiras no período junino

PREVENÇÃO

Tradição pode ser ainda mais prejudicial para aqueles que convivem com problemas respiratórios podendo ocasionar diversas infecções

por Islene Lima

A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil, orienta sobre o não acendimento de fogueiras e fogos de artifício no período junino por conta da pandemia do novo coronavírus. Medida segue recomendação da Defensoria Pública do Estado do Maranhão, de acordo com o decreto municipal nº 55.649 de 28/1/65.
O alerta visa evitar intoxicação por conta da fumaça e dos gases das fogueiras e do acender dos fogos, principalmente para pacientes acometidos pela Covid-19, que podem ter seu quadro de saúde agravado por conta da inalação de gases tóxicos.
O superintendente Josiano Galvão, explica que nessa época, culturalmente, a população tem a prática de acender fogueiras e soltar fogos de artifício, porém segundo as recomendações dos órgãos responsáveis, a brincadeira pode causar problemas de saúde e colocar pessoas em risco.
"O mês de junho é um período festivo por conta do São João, entretanto devido à pandemia da Covid-19 as festividades foram interrompidas, então estamos orientando para que a população evite fazer fogueiras e soltar fogos de artifício. Nesse período geralmente é constatado um aumento considerável nas internações de pessoas com problemas respiratórios ocasionados pela fumaça, além do risco de queimaduras e de acidentes graves por conta dos fogos, pois nem todo mundo sabe manusear", afirma Josiano.
Segundo o documento, seguindo o artigo 70 do decreto municipal, é absolutamente proibido:
I  - fabricar explosivos sem licença especial do órgão competente e sem local não determinado pela Prefeitura;
II - manter depósito de substâncias inflamáveis ou de explosivos sem atender às exigências legais, quanto à construção e segurança;
III - depositar ou conservar nas vias públicas, mesmo provisoriamente, inflamáveis ou explosivos.  




Imagens:

Nenhum comentário:

Postar um comentário